sábado, 19 de maio de 2012

Ataques de animais peçonhentos aumentam na cheia

O número de vítimas de acidentes provocados por animais peçonhentos aumentou no período da cheia dos rios. Segundo a Divisão de Vigilância em Saúde (Divisa) de Santarém, de janeiro a abril deste ano já foram registrados 168 casos.

A situação é mais comum nesta época do ano devido o avanço das águas. De acordo com o biólogo Francileno Sousa os ataques de cobra nesse período somaram 72 casos. Ele afirmou ainda que o índice de acidentes com cobras e escorpiões são mais freqüentes pela quantidade significativa das espécies. 

Com a constatação a orientação é que a população redobre os cuidados para evitar incidentes. Para prevenir o médico infectologista Paulo Sérgio recomenda, em caso de contato direto com águas e mato, o uso de equipamentos como botas, calças, camisas e mangas longas.

Nas residências, a entrada de animais peçonhentos pode ser evitada com telas de proteção nas janelas, vedando ralos de pias e do chão, cobrindo o vão das portas e fazendo a limpeza de quintais, jardins e terrenos baldios. 


Fonte: Notapajos

Nenhum comentário:

Postar um comentário