quinta-feira, 19 de abril de 2012

UFOPA: 485 inscritos no Jovens Talentos para a Ciência

No próximo dia 29 de abril será realizada em todo o Brasil a prova de seleção para o Jovens Talentos para a Ciência, programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Ao todo, a UFOPA inscreveu 485 alunos no programa, que oferecerá 6.000 bolsas de iniciação científica para calouros de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) do país.
Os contemplados receberão o valor mensal de R$ 360,00 por um ano, a partir de agosto de 2012. O número de bolsas por instituição será proporcional ao número de inscritos. A iniciativa é destinada a estudantes de graduação de todas as áreas do conhecimento e tem como objetivo inserir precocemente os estudantes no meio científico.
Segundo a assessora da Reitoria e ex-diretora do Centro de Formação Interdisciplinar (CFI), Profa. Dóris Faria, a UFOPA teve o melhor número relativo de inscritos do Brasil. Cerca de 40% dos 1.300 calouros da universidade são candidatos às bolsas. Para a diretora do CFI, o Jovens Talentos para a Ciência chegou em boa hora: "Nosso aluno faz iniciação científica no primeiro semestre dos cursos, com o módulo Interação na Base Real (IBR). O programa chega praticamente no momento em que o IBR está sendo concluído, então o aluno já pode seguir para o instituto que escolher com uma bolsa, e continuar na iniciação científica".

Os candidatos farão uma prova de conhecimentos gerais elaborada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), com início às 13h (horário de Brasília) e duração de 4 horas e 30 minutos. Para os alunos da UFOPA, a prova será realizada no Amazônia Boulevard, localizado na Av. Mendonça Furtado, 2946 - Fátima, em Santarém/PA. O CFI orienta os alunos da UFOPA a chegarem ao local de prova com 1 hora de antecedência.

É necessário levar documento de identificação original com foto e utilizar caneta esferográfica de tinta preta e material transparente. Os resultados serão divulgados em julho de 2012 e os participantes poderão conferir seus resultados individuais acessando: www.capes.gov.br
ou www.cnpq.br.

Outras orientações para a prova podem ser conferidas na instrução normativa divulgada pela CAPES: AQUI


Fonte: Ascom/Ufopa

Nenhum comentário:

Postar um comentário