segunda-feira, 16 de julho de 2012

Cosanpa testa mecanismo que ajudará a combater o desperdício de água

A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) estuda uma nova tecnologia, denominada Telemetria, que consiste em um dispositivo de radiofrequência associado ao hidrômetro e que permite realizar a leitura do medidor de água a distância. Usado há mais de 20 anos em diversos países da Europa, o dispositivo fica dentro de caixas fechadas, tem bateria com duração de 15 anos e ajuda a combater o desperdício de água. A Cosanpa está realizando o teste piloto em 64 hidrômetros instalados ao logo da avenida Marquês de Herval. O funcionamento do mecanismo de radiofrequência possibilita a leitura automática dos hidrômetros, localizados num raio de até 400 metros, fazendo com que a medição aconteça até mesmo de dentro de um veículo.

A tecnologia permite a precisão na leitura do hidrômetro, a redução no tempo de leitura, detectar fraudes, vazamentos e casos de hidrômetros instalados em posição invertida. Segundo a engenheira Adriana dos Anjos, coordenadora de Micromedição, “a empresa irá monitorar o funcionamento dos aparelhos durante 90 dias, período em que serão mensurados os resultados”. Para Adriano Souza, analista da empresa fornecedora do equipamento, com o aparelho é possível perceber como o hidrômetro está funcionando. O dispositivo de telemetria trabalha com um conjunto de alarmes que ficam gravados e monitoram as ações do ponto de medição.

“A medição será mais precisa. Teremos como saber, por exemplo, quando acontecem vazamentos em válvulas de vasos sanitários que ficam desperdiçando água durante a madrugada, quando o consumo deveria ser praticamente nulo. Com a precisão da leitura e a redução de fraudes, evitamos perdas para a empresa e para toda a comunidade”, afirma Fernando Martins, diretor de Mercado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário