
A principal vantagem do novo equipamento em relação ao utilizado atualmente é que ele irá propiciar melhor qualidade no nível de tensão, porque é provido de comutadores sob carga, que regulam a tensão, estabilizando-a no sistema urbano de distribuição. “Assim, a tensão que chegará à casa dos consumidores será mais adequada, o que possibilitará melhor desempenho aos equipamentos domésticos”, explica o superintendente regional da Celpa em Santarém, Edson Naiff.
Outros benefícios do novo equipamento serão a melhoria no sistema de manutenção e, conseqüentemente, o menor risco de quedas de energia. “Teremos mais segurança, mais confiabilidade e poderemos fazer a nossa manutenção nos equipamentos com mais tranqüilidade”, disse Naiff.
Após sete dias de transporte por meio de balsa proveniente de Belém, o primeiro transformador novo e seus equipamentos chegaram a Santarém no último sábado (21) e já estão na subestação para serem instalados.
Para Naiff, o equipamento possui um importante significado técnico para o sistema elétrico de Santarém. “Devido ao tamanho e as características do transformador, o processo de transporte, instalação e energização está sendo um desafio, pois exige cuidados especiais e deve ser feito por mão de obra especializada”, explica o superintendente.
A subestação de Santarém é maior da região Oeste, com mais de 68 mil unidades consumidoras. No total, a instalação do novo transformador irá beneficiar cerca de 367 mil pessoas direta e indiretamente.
Fonte: O impacto
Nenhum comentário:
Postar um comentário