sexta-feira, 13 de abril de 2012

Mineradores estão destruindo serras na zona urbana de Santarém

Serra do índio

O avanço na degradação e destruição de serras nos arredores de Santarém preocupa profissionais ligados ao meio ambiente e moradores da grande área do Santarenzinho. Nos últimos anos, as serras do Índio e do “Urubú” ou “Morro do Tinteiro” viraram alvos de degradação de mineradores que extraem material de construção, como areia, quebradinho cascalho e pedra, entre outros.

No início deste mês, máquinas foram observadas por moradores do bairro do Amparo, retirando a vegetação do alto da “Serra do Urubú”.

Serra do Urubu
A medida adotada pelos mineradores, segundo os comunitários do Amparo, servirá para que vários tipos de materiais de construção, como areia e quebradinho, sejam retirados da Serra com melhor qualidade para o mercado da Construção Civil.

Já na “Serra do Índio”, a destruição pode ser vista a vários quilômetros de distância por quem mora e chega a Santarém através de estradas, transporte aéreo ou de embarcação. O acelerado processo de destruição da “Serra do Índio”, segundo biólogos, também está sendo responsável pelo soterramento e assoreamento de vários trechos do Igarapé do Irurá.

Para famílias que moram próximo as duas serras, a extração de areia é uma questão de sobrevivência. Para quem tem outra opção de trabalho, a retirada de material de construção incomoda, além do gerar perigo. Já para os proprietários de caminhões e máquinas, os serviços de retirada de areia e outros materiais, se consolidam como fonte de renda para muitas pessoas. 


Fonte: O impacto

Nenhum comentário:

Postar um comentário