quarta-feira, 18 de abril de 2012

Militares chegam a Santarém após missão no Haiti

Os militares santarenos que integraram a missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no Haiti, país da América Central desde agosto de 2010 após o terremoto que devastou o país chegaram ao município na madrugada desta quarta-feira (18). No desembarque, no Aeroporto Maestro Wilson Fonseca, a emoção tomou conta dos familiares na recepção.

A esposa do militar Leite chorou quando o seu esposo viu pela primeira vez a filha Louse Gabriele de apenas seis meses. Ela ainda estava grávida quando ele havia embarcado, em agosto de 2011, para a missão.


No retorno, após vários meses longe da família, o sentimento de dever cumprido também era expresso pelos militares. “A gente saiu daqui com objetivo de cumprir a missão e graças a Deus conseguimos com bastante empenho e com a emoção de justamente está voltando agora com a sensação de dever cumprido junto à população no Haiti”, relata o militar Luís Augusto.

A tropa composta por militares de Belém e de Santarém, no oeste do Estado, representou o 15º contingente de força de paz do Exército Brasileiro no Haiti. O ato da devolução das bandeiras do Brasil e do Pará, que acompanharam a tropa desde o momento do embarque, em setembro, simbolizou o término da missão.

Desde o início da operação brasileira naquele país, em 2004, duas vezes por ano o contingente é substituído. No mesmo avião que trouxe os soldados paraenses de volta para casa, na última quarta-feira (11) em Belém, retornou com cerca de 20 militares da Marinha do Brasil para uma nova missão, após se juntar a outros soldados do Rio de Janeiro. O Brasil coordena a missão de paz no país, que enfrenta problemas de miséria e desordem, intensificados pelo terremoto que devastou o país em 2010.


Fonte: Notapajos

Nenhum comentário:

Postar um comentário