terça-feira, 17 de abril de 2012

Fiscais apreendem 900 kg de pescado ilegal no aeroporto em Manaus

Novecentos quilos de filé de pescado, da espécie jaú, sem o Selo de Inspeção Federal (SIF), foram apreendidos em Manaus, nesta segunda-feira (16), dentro do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. A mercadoria, que também não tinha a procedência declarada nas embalagens, estava sendo embarcada para Piracicaba (SP) em uma aeronave quando foi apreendida pelos fiscais agropecuários.

De acordo com o fiscal Edson Lyra Júnior, da Superintendência Federal de Agricultura no Amazonas, a apreensão ocorreu por volta de 19h30, durante a inspeção de rotina de cargas para embarque. Os filés de jaú estavam acondicionados em várias caixas de isopor. Além da ausência do SIF, obrigatório para o comércio interestadual de produtos de origem animal, as embalagens não informavam a origem do produto, o que caracteriza crime contra o consumidor. "Poderia ser outro tipo de pescado", explicou.


O proprietário da mercadoria apresentou a documentação da empresa, que também estava irregular, de acordo com o fiscal. "Ele não tinha autorização sanitária municipal e estadual para funcional, o que significa que o beneficiamento do pescado apreendido foi feito por uma empresa clandestina", afirmou.

As caixas com filé de jaú foram levadas para a sede da Superintendência de Agricultura, no bairro Adrianópolis, Zona Sul de Manaus, e ficarão lacradas até o julgamento do procedimento administrativo, que pode levar até 30 dias.

O proprietário da carga foi autuado por crime de comércio interestadual irregular de produto de origem animal, entre outras infrações.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário