quarta-feira, 18 de abril de 2012

Crime é reproduzido por peritos criminais

Peritos criminais da unidade regional do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves em Santarém participaram, na manhã desta quarta-feira (18), de uma reprodução simulada do crime que envolveu um casal de empresários do município - Domingos Paulo Rodrigues (acusado) e Cleidimar Silva (vítima) - ocorrido em 2011. O marido teria assassinado a esposa durante uma briga doméstica.


A reconstituição foi acompanhada por sete peritos criminais, o delegado de polícia civil de Santarém, além de advogados do réu, promotor e juiz de direito da cidade, testemunhas e acusado. Uma equipe de policiais civis e militares fez o isolamento do local da ação, que teve como base a residência do casal, primeira cena de crime, até o local onde o corpo da vítima foi encontrado, no ramal conhecido como Saubal, seguindo a dinâmica dos depoimentos do acusado e das testemunhas do caso.

Parte dos peritos envolvidos foi designada a acompanhar o caso por ter concluído o curso de 'Isolamento e preservação de local de crime' e os demais por possuírem experiência em fotografia e filmagem de cenas de crime com morte violenta, parte fundamental em perícias deste tipo.

 A perícia

As reproduções simuladas são realizadas em investigações criminais deste tipo, cujo objetivo final é a emissão de um laudo completo, com imagens filmagens e detalhamento da dinâmica do crime, com base no relato de pessoas atreladas ao caso. Elas são de fundamental importância para esclarecer fatos que acabam gerando dúvidas, já que são embasados em vários depoimentos, com inúmeras versões. O objetivo da perícia foi o de confrontar as versões de suspeitos e testemunhas com as provas coletadas na cena do crime, apontando, por exemplo, quem são os autores, coautores e participantes de um caso, sendo possível evitar falsas confissões.

Fonte: Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário