terça-feira, 3 de abril de 2012

Cheia em Alter do Chão preocupa moradores e empresários

O aumento no nível das águas em Alter do Chão tem gerado preocupação aos moradores da vila. O rio invadiu alguns trechos da orla e compromete a infraestrutura do local, um dos pontos turísticos mais frequentados na região.

Os comunitários vivem em alerta caso a cheia deste ano seja comparada ou superior a de 2009. A utilização dos banheiros públicos deve ficar comprometida, alguns banheiros químicos deverão ser requisitados pelo centro comunitário da vila para atender ao público. A iluminação pública da orla está submerssa, uma preocupação para quem visita o local. 
 “Aqui na orla tem uma rede de energia que na época da construção não foi feita a previsão dessa enchente tão grande e hoje a rede está submersa, então nós temos rede de fios ai que a qualquer momento pode ocasionar um curto-circuito”, relata o representante do conselho comunitário Carlos Santos.

Os moradores solicitaram a Celpa o desligamento da energia submerssa.

Nesse período do ano a movimentação de turistas também diminui, ocasionando um saldo negativo na economia de alguns setores da região.

“Nós temos uma queda junto ao comércio. Os catraieiros ganham, mas eles acabam também não tendo muito turista. Não tendo turistas na pousada você tem uma queda de venda no comércios e no transporte coletivo, e a alimentação nas barracas da ilha e do restaurante ficam mais caras”, explica o morador Cleber.


Apesar da cheia dos rios Amazonas e Tapajós é possível encontrar turistas que deslumbram a paisagem imersa da ilha como o empresário Roque Zatt que junto com os amigos gipeiros visitam o local e elogiam o lugar.

“Isso aqui é lindo, perto do que a gente viu até agora que só tava mata e selva, isso aqui é muito lindo, vale a pena”, expressa. 



Fonte: Notapajos

Nenhum comentário:

Postar um comentário