sábado, 28 de janeiro de 2012

Haitianos são discriminados por jornalista racista do Amazonas

"Lamentável como uma “jornalista”, membro da academia amazonense de letras escreve tamanha idiotice. Preconceito, intolerância, futileza. Quantos brasileiros padecem da mesma hostilidade pregada por essa classe “abastada” (ou melhor, abEstada), que se julgam melhores que os outros".

Assim definiu um internauta sobre a atitude da jornalista Mazé Mourão, que com um texto totalmente racista e intolerante, definiu a presença dos haitianos que chegam a Manaus em busca de emprego e melhores condições. Após a tragédia do terremoto, em Porto Príncipe, no dia 12 de janeiro do ano passado, milhares de haitianos resolveram tentar a sorte em outros países. 

O texto escrito por Mazé ao site de noticias D24am, está sendo bombardeado por comentarios  de internautas amazoneneses criticando a postura da jornalista.

VEJA O TEXTO ESCRITO POR ELA NA INTEGRA:

 



O Haiti não é aqui (Mazé Mourão) - D24am

"Definitivamente, não é no Amazonas. ‘Quem não pode com o pote não pega na rodilha’, já dizia dona Leonor, minha mãe. Se nós não conseguimos diminuir os nossos problemas, que ‘dirá’ de quem chega e toma de assalto esta Manaus de Mil Contrastes! Aliás, a cidade está um verdadeiro contraste de cores, rostos e roupas. Nefredite, minha confiada secretária do lar, fez questão de relembrar um tempo não tão antigo. “Eu cantei a bola ao dizer que, apesar de ainda  serem poucos já faziam uma ‘cobrinha’ bem unida e quando o ônibus parava na ‘parada’ do Zumbi 5, esses estrangeiros pulavam em conjunto, antes da gente, e sentavam, tomando todos os bancos. Não sobrava um lugar, credo! Essa turma afro não é igual ao Enen, não.  Não vaza nem de com borra!”
Aliás, Nefre também já tinha avisado que eles estão ‘tomando de conta’ até dos empregos nas fábricas do Distrito Industrial dos portadores de necessidades especiais, porque (ela explica!) ‘como não sabem falar a nossa língua, trabalham caladinhos e até passam da hora sem cobrar nada!”
Tirando os exageros de Nefredite, gente, os haitianos além de se espalharem pelos quatro cantos da cidade ainda são abusados. Impediram uma fotógrafa do DIÁRIO DO AMAZONAS de fotografá-los e um outro pediu dinheiro, caso contrário não dava entrevista. Eu posso, dona Zuzu? Concordo com Omar Aziz: tem mais é que se preocupar com os manauaras, ora, ora, ora.
Quando vejo os nossos problemas sociais: crianças amazonenses nos sinais esmolando, monte de pedintes pelos cantos das ruas, mar de camelôs que se forma no centro de Manaus, delegacias lotadas, hospitais sem dar conta de tanto doente, sorry, sorry e sorry, o Haiti definitivamente não é aqui. A pergunta que não quer calar: ‘por que os haitianos não ficam em Tabatinga ou vão povoar outros municípios amazonenses?’. Tenho mais uma que também não cala: ‘Quem ensinou esse caminho de paca, batidinho, batidinho de Manaus para eles, hein?’ Respostas para este blog. Até".

#E você, o que pensa sobre a postura da jornalista? deixe seu comentario.
  
Blog Cidade de Santarem

13 comentários:

  1. q maluca, nao e assim q se fala com ninguem, poxa e uma p... d uma sacanagem,!

    superior!!! so Deus..

    ResponderExcluir
  2. Engraçado a hipocrísia do amazonense. Eu já esperava isso de um povo que trata com desdem os irmãos de região, os paraenses. Quando morei aí, Era mais bem tratado no interior que em Manaus.Só falta o Prefeito falar ENTÃO MORRA ,NEGÃO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade,o povo amazonense são um bando de ignorantes,preconceituosos

      Excluir
    2. v0oce precisa conhecer melhor o povo amazonense

      Excluir
    3. eu acho que nem todo mundo é assim...infelizmente todos pagam pela besteira de uma parte.

      Excluir
  3. Esta senhora que talvez participe de algum grupo nazista pois este cabelo loiro e postiço e uma vergonha para todos nos brasileiros, não sei como um jornal permite isto talvez os amazonenses devam ficar atentos e alem de descriminar os haitianos, chutou o balde contra os outros municípios do próprio estado do amazonas, a população de Tabatinga deve esta querendo a visita dela lá, afinal da onde esta nazista racista é. Boicotem o jornal DIARIO DO AMAZONAS já que o mesmo compactua com este tipo de noticia

    ResponderExcluir
  4. EDITORIAL DO M.O.D.A - REBATENDO O TEXTO RACISTA DA MAZÉ MOURÃO

    http://movimentomoda.blogspot.com/2012/01/editorial-do-moda-rebatendo-o-texto.html

    ResponderExcluir
  5. eu nem estranho,infelizmente isso de preconceito já é de amazonense mesmo.

    ResponderExcluir
  6. O Brasil é um país democrático
    Ainda bem, né, amazonenses??
    Por causa dessa democracia que implantaram a Zona Franca em Manaus!! se não fosse isso "O Haiti seria sim no Amazonas" os manauaras somariam miséria x miséria!!! Não esqeçam...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que estou sentindo uma pontinha de inveja do elemento que escreveu esse comentário. Se a Zona Franca não tivesse sido implantada em Manaus muitas pessoas que moram nos estados vizinhos não teriam que deixar sua terrinha para vir pra cá, trabalhar e morar como fizeram tantos que estão aqui e nem querem saber de voltar pra sua terra, que se fosse boa mesmo, ofereceria condições para que os seus ficassem por lá.

      Excluir
  7. O que esle passaram e ainda passam
    e muito triste
    e ainda tem gente q não respeita
    tudo de ruim que acontecem com eles!

    ResponderExcluir
  8. AFF QUANTA FALTA DE HUMANIDADE HEMMMM

    ResponderExcluir
  9. e melhor ser haitiano do ser paraense mal agradecido que chega a manaus puxando uma cachorrinha. o negao tem razao. desculpem haitianos sta senhora. sejam bem vindos ao amazonas.

    ResponderExcluir