Abertura acontece às 09 horas de hoje, no Parque da Cidade
![]() |
Local de realização do evento |
Inicia hoje (16) em Santarém (PA), o IV Salão do Livro do Baixo Amazonas, às 9 horas da manhã. A coordenação do maior evento literário do Oeste paraense informou à imprensa local, na manhã de ontem, terça-feira (15), o que foi programado ao público. Participaram da exposição dos informes aos jornalistas, a diretora da Secretaria de Estado de Cultura Pará (Secult), a coordenadora da XV Feira Pan-Amazônica do Livro, Andressa Malcher; representante da Secretaria de Educação do Estado (Seduc), Hellen Santos e a secretária Municipal de Cultura (Semc), Jarle Aguiar.
A quarta edição traz como homenageada, a poetiza Dulcinéa Paraense. A obra foi elaborada pela escritora e professora Lília Chaves. Ela vai estar presente no evento, uma proximidade maior com os leitores. A diretora da Secult explica que a escolha da homenageada “é o cumprimento de revelar e difundir os valores da literatura. Uma poetiza de uma qualidade fantástica, que até então ninguém conhecia, porque muitos escritos eram feitos a mão, nos múltiplos cadernos que ela acumulou ao longo dos seus 93 anos de vida. E Só agora receberam a atenção que merece”. Esse vai ser o segundo lançamento da obra literária, a primeira ocorreu em setembro, na XV Feira Pan-Amazônica.
A reportagem perguntou à representante da Seduc, Hellen Santos, quanto a mobilização da Secretaria aos professores do Estado, sendo que estão de greve há mais de um mês. O evento literário conta também com o apoio aos educadores para fomentar nas salas de aulas a participação nas dinâmicas oferecidas nos quatros dias de atividade. “O convite foi lançado, há uma mobilização através da divulgação da página eletrônica da Secretaria. Os professores sempre estão antenados. Eles vão ter o bônus disponível de R$ 200, através do Cred Livre, e todos estão aptos para utilizar o bônus.
A secretária de Cultura do município, Jarle Aguiar, informou sobre o crédito que foi disponibilizado também aos professores da rede municipal de ensino, no valor de R$ 150. Outro pedido atendido pela Secult para esse ano, “está na disponibilidade da diversidade de livros que atendam os cursos das universidades. O evento literário desde a primeira edição é um sucesso de público”. A segurança foi disponibilizada para que essas atividades no Parque da Cidade ocorram dentro da normalidade. “E para continuar a ter tranqüilidade no evento, principalmente no fluxo nas ruas próximo o Parque, homens da Secretaria Municipal de Trânsito (SMT) devem fazer o controle para assegurar a movimentação nesses quatro dias”, disse Jarle Aguiar.
A programação de hoje segue, com a Solenidade de abertura no Espaço Pérola do Tapajós, às 9H. Pronunciamento das Autoridades, apresentação da Filarmônica Municipal Professor José Agostinho e visitação das Autoridades aos Estandes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário