sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Estrangeiro denuncia cartel em Santarém

Polonês Krzysztof Kopéc faz a denúncia e Arildo Nogueira diz que SEMTUR nada pode fazer


Krzysztof Kopéc faz a denúncia. Arildo Nogueira diz que
SEMTUR vai apurar.
Setor turístico movimenta economia no município de Santarém (PA). A temporada turística de 2011-2012 está em atividade desde o mês de outubro e deve encerrar no mês de março do próximo ano. Fator positivo na economia, Sim. Mas, nem tanto para alguns profissionais ligados ao setor. O estrangeiro com visto permanente no Brasil, Krzysztof Kopéc (Cristovão) denuncia o monopólio exercido pelo empresário santareno Joaquim Santos. Ele seria o representante da Brasil Shore Excursion.

Kopéc diz que está vetado em exercer a atividade de guia. Não foi mais chamado pela empresa e nas outras empresas o acesso também é negado, por ser novato na cidade. O motivo maior da rejeição pelo empresário foi reivindicação ao valor pago ao profissional. “Considero antiético a forma como trata os guias de turismo que trabalham com ele. Joaquim criou uma regra com os novatos que chegam a empresa dele. No primeiro ano de trabalho, o prestador de serviço tem que repassar um terço do pagamento a ele. Mas, extrapolou, na cobrança, quando começou a realizar descontos por excursões. Caso tivessem duas excursões no dia, subia o desconto. Os colegas da equipe de guia por necessidade ou por que tem a profissão como “um bico” aceitam o acordo”, denuncia Krzysztof Kopéc.

Ele reclama da falta de fiscalização da Secretaria Municipal de Turismo, nesse egocentrismo empresarial. “Trabalhei em outras cidades, como Fortaleza. Lá tudo é bem mais organizado pelo governo. O mercado de trabalho é aberto tanto para o funcionário de uma empresa como o free lancer”, afirmou.
O guia de turismo esclarece ser qualificado para a atividade. Teria feito o curso de guia de turismo em Fortaleza, fala fluentemente o espanhol, inglês, polonês e russo. E o português, é entendível. Ele vive em Santarém desde outubro de 2010. Mas, morou 7 anos no município de Alenquer. E atualmente estuda pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável, na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). 

Transatlânticos são alvos de monopólio de empresas em Santarém
Para o empresário Joaquim Santos, a denúncia do guia é improcedente, e diz estar dentro da legalidade determinado pelo Ministério de Turismo. “Nossa empresa tem o monopólio sim, porque é a melhor em Santarém. Por isso, todas as agências de fora fecham com a gente, pois desenvolvemos um ótimo trabalho. E quanto ao guia Cristovão, recebemos reclamação do serviço dele. Disse que tem o curso de guia feito em Fortaleza, no entanto, não se aplica ao turismo regional. Por isso, não atendeu a expectativa da agência que contrata a minha empresa e dispensei o trabalho dele”, declarou Joaquim Santos.

O Secretário Municipal de Turismo, Arildo Nogueira, analisa o fato como uma relação de patrão e funcionário, puramente empresarial. As regras são colocadas por cada empresário. Cabe a outra parte aceitar ou não. Quanto à fiscalização ao monopólio da empresa, diz que é impossível controlar. Os pacotes dos Transatlânticos internacionais são fechados no exterior. Sem a interferência do governo local. Porém, essa realidade pode ser alterada. “Tivemos um contato com a Associação Brasileira das Agências de Viagens (ABAV), que coordena as empresas que firmam o contrato de pacotes internacionais. Apenas duas empresas representam no Brasil, uma no Rio de Janeiro e outra em Manaus. A proposta e aumentar mais uma diária de cada navio em Santarém”, informou Arildo Nogueira.

O Secretário confirma que 80% dos Transatlânticos internacionais são recepcionados pela empresa do Joaquim Santos, seguida da empresa “Vento em Popa” e “Santarém Tur”. O desejo dele é que outras empresas possam surgir para realizar o serviço de receptividade ao turista internacional. “Temos mais de 20 agências de turismo em Santarém, no entanto, 3 ou 4 recepcionam os turistas. As demais só emitem bilhetes de passagens”, disse Arildo.

Para captar profissionais especializados, e exemplo do Guia de Turismo, free lancer, existe a possibilidade do município de Santarém trabalhar no sistema de Associação ou Cooperativa, na finalidade de fortalecer o mercado turístico na região e atender a demanda dos profissionais. “Recebemos a visita do Cláudio Pessoa, representante da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). Nesse sistema uma pessoa ficaria responsável pelo transporte, outra com a hospedagem, e entre outros serviços. Só o valor do pacote  dos serviços já iria suprir a despesa. E nesse trabalho pessoas com esse guia entraria nessa linha geradora de renda no turismo”, finalizou Arildo Nogueira.


Por: Alciane Ayres

Nenhum comentário:

Postar um comentário