domingo, 11 de setembro de 2011

Zenaldo desaparece de debate com jornalistas em Belém

O deputado federal Zenaldo Coutinho, arqui-inimigo do Tapajós e do Carajás, tomou chá de sumiço ontem à noite (8) logo após o início do debate sobre o plebiscito, realizado na sede da OAB/Pará, em Belém.
O auditório, segundo fonte do blog ali presente, ficou lotado para o encontro promovido pelo Sinjor (Sindicato dos Jornalistas)/Pará e pela OAB.
Como deferência aos deputados presentes, a coordenação do debate deu a palavra aos parlamentares para uma saudação aos presentes. Nesse momento, Zenaldo desfilou o mesmo lári-lári de sempre, baixando o nível do encontro logo no início.

Em seguida, foi dada a palavra ao primeiro debatedor, o jornalista santareno Manuel Dutra que, após exibir um breve percurso histórico da luta autonomista, botou por terra a velha argumentação de Zenaldo e de outros contras, de que os novos estados não podem ser criados porque ainda não há “estudos de viabilidade”.
Dutra mostrou que há, sim, estudos, inclusive do IBGE, todos eles demonstrando a viabilidade sócio-econômica do Tapajós e do Carajás. Dutra disse, inclusive, que existe um estudo conclusivo da década de 1990, mandado fazer pelo governo do Pará, estudo esse que foi executado pelo IDESP, um órgão técnico do governo estadual.
O jornalista disse que esse estudo está publicado na revista do IDESP, chamada Estudos Paraenses, onde está citado o outro estudo feito pelo IBGE. O IDESP chega quase a aconselhar o abandono da rodovia BR-163, a Santarém-Cuiabá, porque, segundo o instituto, com a estrada pronta, ninguém será capaz de segurar o Tapajós, esvaziando o porto de Belém, em virtude das grandes potencialidades econômicas e de desenvolvimento da região oeste.
Quando Dutra se dirigiu ao deputado Zenaldo Coutinho e indagou: “então, deputado, há, sim, estudos de viabilidade do Tapajós, o senhor nunca os leu?”.
Nesse instante, o debatedor percebeu que Zenaldo tinha se mandado do auditório sem ser percebido pelo expositor.
De modo geral, no debate de ontem, os contrários não apresentaram argumentos aceitáveis nem explicaram claramente por que são contra.
Foi uma goleada em favor do Tapajós.

Fonte: Blog do Jeso

2 comentários:

  1. Isso está bem claro, com a nova criacao do ET, Santarem vai TER seu desenvolvimento merecido, nao ha contra argumento para a criacao do Novo Estado. Santarem tem uma favoravel posicao geografica, e isso conserteza os deixam preocupados, me arrisco em apostar que o porto de Santarem será tao importante para nossa regiao e pro Brasil como o Porto de Santos e' hoje.

    ResponderExcluir
  2. Senhor Zé(mané) Coutinho é bom juntar seus paninhos de bunda, tomar um chá de sumiço da política da região, que seus dias estão contados. Ninguém esquecerá de sua posição NEGATIVA e AZARENTA.
    Criados ou não criados os novos estados a realidade da política será outra, onde não haverá espaço para idiotas como tú. Fala isso pro teu governador, tá?

    ResponderExcluir