segunda-feira, 13 de novembro de 2023

Governador Helder Barbalho entrega Centro de Convenções em Santarém em meio a programação cultural

O governador Helder Barbalho (MDB) entregou, nesta sexta-feira (10), o Centro de Convenções Sebastião Tapajós em Santarém, oeste do Pará, com um investimento de aproximadamente R$ 70 milhões. Participaram da cerimônia o prefeito Nélio Aguiar, secretários municipais e deputados. Helder Barbalho destacou que o local impulsionará o turismo de eventos e a indústria cultural, estimulando empregos e renda. Na oportunidade, o governador destacou que o Centro de Convenções é um espaço que vai ajudar a movimentar a economia local com a realização de grandes eventos que devem atrair pessoas de fora para Santarém. "Hoje é um momento muito importante na consolidação da estratégia de Santarém . Cidade que usa da beleza da natureza como vocação de geração de oportunidades.
Esse Centro de Convenções fortaleza o turismo, vai impulsionar eventos da indústria criativa, da cultura, estimulando a geração de emprego, de renda, fortalecendo conciliação da floresta, dos rios, da natureza com oportunidades. A partir desse centro de convenções associados a todos os movimentos que fizeram dessa região um dos maiores polos turístico de atração de todo Brasil e do norte", informou. 
A Deputada Estadual Maria do Carmo, que chegou com a comitiva, afirmou que o Centro de Convenções realiza um sonho antigo dos santarenos, ressaltando a importância da cultura e tradições na região. “Porque o povo de Santarém tem na cultura, nas tradições, um dos seus maiores valores, e esse sonho de ter aqui um espaço é uma vontade de muitos anos”, ressaltou. O secretário municipal de turismo, Alaércio Cardoso, disse que Santarém agora faz parte das cidades de grandes eventos na região Norte. Ele anunciou a realização de quatro grandes eventos, incluindo uma feira internacional. O Centro de Convenções tem estrutura para múltiplos eventos simultâneos, de pequeno a grande porte, com ambientes climatizados e setores específicos. “Um evento será realizado ainda neste ano, e três para o ano que vem. Inclussive uma feira internacional que vai acontecer aqui em Santarém já está tudo preparado. Isso realmente é muito importante para a economia local para nosso município. O local aqui é propício exatamente para a gente possa realizar esses eventos. Afinal, estamos próximos ao aeroporto e de interpraias, além de estamos perto também na estrada que vai à vila balneária de Alter do Chão", disse Alaércio. Nélio Aguiar, prefeito de Santarém, destacou a entrega histórica do Centro de Convenções, que marca o início da geração de novos empregos na região turística. Parabenizou o governador Helder por cumprir o compromisso assumido em 2018, incluindo o Centro de Convenções no plano de governo. “O governador Helder, em 2018 quando foi candidato aceitou a nossa sugestão de incluir no plano de governo o Centro de Convenções e hoje está horando esse compromisso, como somo cumpriu com as obras da orla e da avenida Moaçara”, afirmou. O Centro homenageia o compositor e violonista paraense Sebastião Pena Marcião, internacionalmente conhecido como Sebastião Tapajós, nascido no município de Alenquer e criado em Santarém. Reconhecido e premiado como o melhor músico brasileiro pela Academia Brasileira de Letras, em 1992, Sebastião Tapajós voltou a Santarém em seus últimos anos de vida, e faleceu em 2 de outubro de 2021.

Fonte: G1 Santarém

Nenhum comentário:

Postar um comentário