terça-feira, 12 de outubro de 2021

Fiocruz fará sequenciamento genético de material coletado de 53 PMs que testaram positivo para Covid-19 em Santarém

Amostras de secreção nasal (naso e orofaríngea) de
53 policiais militares que testaram positivo para Covid-19, após manifestação de sintomas gripais durante Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS/2021/CPR I) em Santarém, oeste do Pará, foram coletadas pelo Laboratório de Biologia Molecular (Labimol) da Ufopa e enviadas à Fiocruz para sequenciamento genético. Há suspeita de que eles tenham tenham sido infectados pela variante delta. "O Labimol realizou o armazenamento de amostras e encaminhou ao Laboratório Central, que remeteu ao laboratório da Fiocruz para verificar qual a Cepa que infectou os policiais. Ao Labimol chamou atenção duas questões em especial: primeiro, o fato da maioria já estava vacinada com as duas doses contra a Covid-19, e segundo, a carga viral com quantidade elevada de vírus no organismo dos policiais testados", informou o coordenador do Labimol, Marcos Prado.


Ainda de acordo com o coordenador do Labimol, em uma escala de 0 a 10, na semana anterior à análise de amostras dos policiais militares que testaram positivo para Covid-19, as pessoas testadas apresentavam carga viral em torno de 3, 4 a 5. Já nas análises dos policiais, o Labimol encontrou cargas de 8, 9 e 10. "O que a gente observou é que muitos deles estavam com vários sintomas, e só apresentavam condições de tratamento domiciliar devido à vacinação. A carga viral elevada como a que foi apresentada pelos policiais é comum em infecções pela variante delta do Sars-Cov-2. Mas só o sequenciamento genético mostrará se eles foram infectados pela variante indiana ou não", observou Marcos Prado. O sequenciamento genético é uma etapa mais demorada. A estimativa é de que os resultados só fiquem prontos por volta do dia 30 de outubro. Devido ao número elevado de policiais com resultado de exame positivo para Covid-19 - 53 de 94 testados no dia 4 de outubro, as pessoas que entraram em contato com eles serão testadas. Parte dos familiares já tiveram amostras coletadas e outros serão testados a partir desta quarta-feira (13), no Labimol. O sequenciamento genético é uma etapa mais demorada. A estimativa é de que os resultados só fiquem prontos por volta do dia 30 de outubro. Devido ao número elevado de policiais com resultado de exame positivo para Covid-19 - 53 de 94 testados no dia 4 de outubro, as pessoas que entraram em contato com eles serão testadas. Parte dos familiares já tiveram amostras coletadas e outros serão testados a partir desta quarta-feira (13), no Labimol. Marcos Prado alertou que pessoas que tiveram contato com os policiais ou familiares deles, e vieram a apresentar sintomas gripais, que busquem as unidades de referência para síndromes gripais em Santarém para serem avaliadas e testadas. "É importante que se realize os testes, para descartar ou diagnosticar a Covid-19, e assim evitar que haja uma contaminação extensa, como a que ocorreu entre os policiais que estavam participando do curso de sargentos", ressaltou. O que se sabe sobre surto de Covid-19 entre PMs / De acordo com relatório da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) no dia 05 de outubro 96 policiais que participam do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS/2021) em Santarém, foram notificados com síndrome gripal, suspeitos de Covid-19 e foram coletadas amostras de secreção nasal e encaminhadas ao Laboratório de Biologia Molecular da Ufopa. Dos 96 policiais, 94 foram testados e 53 tiveram resultado positivo (55,21%). O labimol realizou RT-PCR no dia 4 de outubro e no dia 7 foram conhecidos os resultados. Já o quartel do 3º BPM realizou exames clínicos;
Do curso participavam policias residentes em vários municípios das regiões do Baixo Amazonas , Tapajós e Xingu. Dois casos do município de Altamira, região do Xingu, tiveram resultado negativo para a Covid-19; 100% dos casos confirmados são do sexo masculino. Militares entre 45 a 49 anos, foram os mais acometidos. Dos 53 casos confirmados, observou-se que 52 policiais receberam a primeira dose (98,1%) e 44 receberam a segunda dose; Apenas 01 policial não foi vacinado e 8 policiais não compareceram para a segunda dose; Com relação aos sintomas, 39,62% eram assintomáticos, e os sintomáticos apresentaram com frequência: dor de garganta, tosse, dor de cabeça, febre e coriza; Dos 53 casos confirmados, 17 apresentam comorbidade, tais como: doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, diabetes, hipertensão e transtorno de ansiedade. Dos 53 casos confirmados, 02 apresentaram piora do quadro e deram entrada na UPA 24H. Um foi transferido para o Hospital de Campanha e outro, devido ao quadro clínico delicado, foi transferido para o Hospital Regional do Baixo Amazonas.


Fonte: G1 Santarém

Nenhum comentário:

Postar um comentário