sexta-feira, 9 de julho de 2021

Desenvolvimento de plantios de cacau e cumaru é acompanhado em sistemas agroflorestais de Belterra

Os Sistemas Agroflorestais (SAFs) implantados em 2019, no município de Belterra, no oeste do Pará, estão sendo acompanhados pela gerência e técnicos do Ideflor-Bio, no Escritório Regional do Baixo Amazonas I, junto com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) e da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri). O acompanhamento do Projeto de Sistemas Agroflorestais (Prosaf) inclui desde o desenvolvimento dos plantios de cumaru consorciado com cacau às orientações para produtores na condução dos plantios instalados.

"Estou feliz por participar do Prosaf, que é um projeto que já tinha ouvido falar, mas não acreditava que um dia seria possível participar e muito menos ver sendo executado em minha propriedade, colhendo os frutos como cumaru e cacau", disse o produtor Edilberto Castro, da comunidade São Pedro, localizada no km 50 da BR-163. Segundo a presidente do Ideflor-Bio, Karla Bengston, essas ações contribuem com a recuperação de áreas alteradas em propriedades de agricultores familiares, incentivam o plantio de árvores em Sistemas Agroflorestais Comerciais e divulgam o conhecimento sobre espécies nativas apropriadas, assim como arranjos agrossilviculturais de importância econômica local e social.


"Desse modo, o produtor se sente mais confiante para desempenhar seu papel e perceber que é possível produzir de maneira sustentável, gerar renda, segurança alimentar e apoio social, aprendendo e recuperando suas áreas degradadas", explicou a presidente.

Fonte: G1 Santarém

Nenhum comentário:

Postar um comentário