terça-feira, 21 de agosto de 2018

Prefeitura leva ação de saúde às comunidades da região do Lago Grande

Além da Unidade Básica de Saúde (UBS) Fluvial Abaré, que inicia nesta quarta-feira (22), atendimento em 40 comunidades da região do Tapajós, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) está com outra UBS fluvial itinerante realizando atendimentos na região do Lago Grande, a partir desta terça-feira (21).



A equipe saiu na noite desta segunda-feira (20) de Santarém, rumo à comunidade de Piraquara. Até o dia 24, a equipe de saúde deve percorrer oito comunidades pólo, onde serão concentrados os atendimentos de saúde, para que as comunidades vizinhas também possam ser atendidas. São elas: Piraquara, Inanu, Ajamuri, Cativo, São Jorge, Jacaré, Araci e Aparecida. Sendo que em comunidades em que o barco não chega, onde acesso é mais difícil, será enviada uma lancha para fazer o atendimento dos moradores. São elas: Torrão, Cabeceira do Ururarí, Peré Salvação, Peré Paraíso, Itacuminí, Santana e Bom Jesus.

A equipe de saúde itinerante, composta por 14 profissionais de saúde, estará realizando consultas médicas, testes rápidos (HIV, Sífilis e Hepatites), verificação de pressão arterial, vacinação humana e animal, vitamina A e albendazol, pré-natal, crescimento e desenvolvimento infantil, planejamento familiar, atendimento odontológico, exame preventivo do câncer do cólo de útero (PCCU), dentre outros atendimentos.


Ação de saúde nas regiões de Aritapera e Urucurituba

Na semana passada, no período de 14 a 17 de agosto, a Semsa, através de sua assessoria de rios esteve com esta mesma equipe nas regiões do Aritapera e Urucurituba. Nesta ação, foram visitadas as comunidades de Cabeça d'onça, Boca de Cima do Aritapera, centro do Aritapera, Ilha de São Miguel, Igarapé do Costa, Campos do Aramanaí, São Ciríaco e Arapemã. Onde o barco não pôde ir, a equipe foi de lancha até as comunidades de Praia de Surubi-Açu, Costa do Aritapera, Água Preta, Piracãoera de Cima e Piracãoera de Baixo. Os 14 profissionais participaram da ação realizando atendimentos médicos, testes rápidos (HIV, Sífilis, Hepatite B e C), vacinação humana e animal, coleta de PCCU, vitamina A e Albendazol, planejamento familiar, crescimento e desenvolvimento infantil, dentre outros atendimentos.





FONTE: ASCOM PMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário