terça-feira, 5 de setembro de 2017

FESTIVAL DE FANFARRAS DISPENSA ARQUIBANCADAS POR MEDIDA DE SEGURANÇA

Em sua 11ª edição, o Festival de Bandas e Fanfarras de Santarém não terá arquibancadas para acomodação do público na Orla da cidade. O motivo de não havido licitação de arquibancadas para o evento deste ano é a segurança, uma vez que nos anos anteriores, em busca de um lugar mais próximo ao palanque, crianças, jovens e até idosos se aglomeravam embaixo da estrutura de ferro.


A coordenação lembra que durante toda a apresentação, militares do Corpo de Bombeiros tentavam sem sucesso retirar as pessoas debaixo das arquibancadas. “Os bombeiros pediam para as pessoas saírem, a coordenação alertava por meio do sistema de som sobre o perigo que as pessoas estavam correndo embaixo da arquibancada, mas não tinha jeito. Havia sempre um grupo que insistia em permanecer ali”, contou a professora Monique de Melo, da coordenação do festival.



Para evitar a aglomeração de pessoas no trecho onde acontece a evolução das bandas e fanfarras e no entorno do palanque onde ficam convidados e o corpo de jurados, a Prefeitura Municipal de Santarém viabilizou quatro telões que serão instalados em pontos estratégicos de um lado e outro da Avenida Tapajós entre a Praça do Pescador e a Travessa 15 de Agosto, para que as pessoas possam acompanhar cada detalhe das apresentações nas noites dos dias 6, 7 e 8 de setembro.

Como o festival de bandas e fanfarras é um evento que atrai grande público a cada ano e reúne famílias inteiras para torcer e prestigiar as instituições que participam do evento, uma boa alternativa para não ficar tanto tempo de pé é levar cadeiras dobráveis ou de material plástico para a avenida. Sem aglomeração na área da apresentação que estará separada por grades de proteção (disciplinadores) da concentração até a dispersão, o público poderá se acomodar com segurança.

Sobre o festival
Em 2017, o Festival de Bandas e Fanfarras teve número recorde de instituições inscritas, 30 no total. Em 2016, foram 25 inscritas, mas duas desistiram antes da realização do evento.

São 15 fanfarras na categoria Simples, 8 fanfarras com Melodia e 7 bandas marciais. Além de Santarém, participam fanfarras dos municípios de Itaituba, Belterra, Mojuí dos Campos e Alenquer.

ASCOM PSM

Nenhum comentário:

Postar um comentário