quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Moradores reclamam da paralisação de obras em creche e posto de saúde

Os moradores do bairro Santo André, em Santarém, oeste do Pará, reclamam do abandono de duas obras, que já deveriam ter sido concluídas. Segundo eles, os locais que deveriam abrigar um posto de saúde e uma creche, ambos na avenida Edivaldo Leite, estão servindo para outras finalidades, o que agrava a situação. As obras são de responsabilidade da Prefeitura de Santarém. Para a dona de casa Aldenice Sousa, a obra parada representa o descaso com o dinheiro público. 

Ela informa que os trabalhos no posto de saúde foram suspensos duas vezes, uma em 2012 e outra no mês passado. “Aqui serve de motel, serve de banheiro, coisa que não deveria acontecer. Eu me sinto prejudicada com isso, porque eu moro bem ao lado. Eles deveriam terminar de fazer esse posto, porque prejudica todo mundo do bairro, não só a mim”, reclama Aldenice. Mais de 5 mil pessoas devem ser beneficiadas com o posto. Enquanto ele não é finalizado, os moradores são obrigados a se deslocar para outros polos. “Eu tenho que ir lá na FIT para pegar medicação para pressão alta, porque no bairro em que a gente mora o posto está nessa situação. Aqui tem mais animal pastando dentro do que era pra ser o centro de saúde, do que gente para trabalhar”, lamenta Antônio Augusto da Silva.


Além da Unidade de Saúde das Faculdades Integrantes do Tapajós (FIT), no Aeroporto Velho, os moradores são encaminhados para as unidades da Interventoria, Diamantino e Nova República, sobrecarregando os atendimentos, de acordo com a agente de saúde, Marcele Almeida. “Só que infelizmente nesses postos de saúde a demanda já é grande, então não supre nem a necessidade deles e nem a nossa”. A menos de 100 metros do posto de saúde, se encontra a outra obra parada. A construção da creche municipal, orçada em mais de R$ 614 mil, teve início em 1º de junho de 2012, e deveria ter sido concluída em fevereiro deste ano. Segundo uma moradora próxima ao local, Ane Ferreira, há mais de um ano ninguém trabalha na obra. “Moro aqui há mais de um ano, e até agora nunca ninguém veio trabalhar nessa obra. É um risco muito grande, principalmente por conta das cobras que já foram encontradas aí, tem muitas crianças que brincam no local”.


Nota

Em nota, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Santarém informou que a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) lamenta a ausência da empresa que se comprometeu em retornar à obra do Posto de Saúde do Santo André nesta terça-feira (22), e que já tomou providências para que as obras sejam retomadas imediatamente. Sobre a creche, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) informou que a empresa responsável pela construção abandou a obra e uma nova licitação será realizada. Os prazos não foram informados.

Fonte: G1 Santarém

Nenhum comentário:

Postar um comentário