sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Inscrições para eleição na Ufopa encerram nesta sexta

As chapas que pretendem concorrer à reitoria da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) tem até esta sexta-feira (25), às 17 horas, para se inscreverem. A homologação das candidaturas será feita na segunda-feira (28) e a campanha deve ser aberta na terça-feira (29). Segundo a presidente da comissão eleitoral, Tânia Azevedo, somente às 18 horas é que se pode ter uma ideia de quantas chapas se inscreveram.

A votação será realizada no dia 18 de novembro. Pela primeira vez, alunos e professores irão escolher o reitor da universidade, criada em 2009 pela junção da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra). A comissão eleitoral informou que pretende realizar um debate público entre os candidatos a reitor e vice-reitor, uma semana antes da votação. As normas eleitorais foram definidas pela comissão de consulta, com propostas de professores, técnicos e alunos, e aprovadas pelo Conselho Universitário Pro Tempore (Consun) em reunião na terça-feira (22). Alunos, técnicos e professores terão peso igual na votação, que será realizada em 13 locais, sendo seis em Santarém e os demais em municípios onde há campus da Ufopa: Oriximiná, Juruti, Óbidos, Alenquer, Monte Alegre, Itaituba e Almeirim.

A lista inicial de votante aponta 8.080 pessoas, entre alunos (7.500), técnicos (320) e professores (260). Esse número pode aumentar, conforme a habilitação com quem pode ter direito a voto. A expectativa é de que até dezembro o nome do sucessor do atual reitor, Seixas Lourenço, seja anunciado pelo MEC.

Fonte: G1 Santarém

Nenhum comentário:

Postar um comentário