sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Primeira Prefeitura de Mojuí funciona em um agência bancária

Após 18 dias da posse dos primeiros vereadores e do prefeito, o município de Mojuí dos Campos, recentemente emancipado tenta organizar a estrutura física administrativa. Atualmente, os poderes executivo e legislativo estão trabalhando em locais improvisados.Um pequeno prédio que tem na fachada o nome “Posto de Identificação” e já foi uma agência bancária, atualmente é o espaço onde funciona a primeira Prefeitura de Mojuí.

É no local, que o prefeito Jailson Alves começa a realizar os primeiros trabalhos como gestor do município. “É um espaço bem reservado, mais muito humilde que nós recebemos no dia-a-dia nossos comunitários, das mais de 120 comunidades que nós atendemos”, conta.As obras estão a todo vapor. Mesmo sem recursos próprios, Mojuí dos Campos aproveita o que já foi repassado pela Prefeitura de Santarém e pelo governo do estado para organizar o que o prefeito destaca como prioridades: ampliação de escolas e reformas das principais ruas. “Primeiro nós temos que pensar nas coisas emergenciais. A partir de junho vamos conversar com o governador para ele agilizar o recurso para fazermos o poder legislativo e executivo”, enfatiza o prefeito.A Câmara onde os vereadores vão criar e aprovar leis, também ainda não está funcionando em prédio próprio. 

Quando o legislativo precisa tomar alguma decisão, as reuniões são realizadas em um barracão improvisado.As secretarias que compõem a estrutura administrativa também ainda não possuem lugar fixo. A Secretaria Municipal de Educação, por exemplo, está desenvolvendo os trabalhos em uma sala que é anexo da escola Júlio Walfredo da Ponte, onde o espaço é divido entre secretário e técnicos.O vice-prefeito Antônio Juvenal Oliveira que acumula o cargo de secretário de educação explica que construir um prédio adequado para a equipe atender os serviços ainda não é prioridade. Os recursos nesse primeiro momento serão destinados para a contratação de professores e técnicos além da ampliação das escolas. “Nos últimos anos a nossa educação foi desprezada. Há comunidades onde há mais de oito anos não anda um secretário, com isso os professores ficam a vontade e não fazem um bom trabalho”, completa.Na tarde de quinta-feira (17), o secretário de obras do estado, Joaquim Passarinho, visitou Mojuí dos Campos. 

Juntamente com a equipe da Prefeitura, ele vistoriou o hospital do município, que foi construído há dez anos, mas não funciona como deveria.O secretário explicou que para a área da saúde, o governo está fazendo um planejamento e ainda não foi divulgado qual será o valor liberado para colocar o hospital em pleno funcionamento. “Nós vamos fazer uma intervenção nesse hospital, junto com a Sespa fazendo com que a população daqui possa ter um atendimento mais digno. São infraestruturas básicas do município que temos que pensar e depois vamos atrás de prédios públicos, porque isso não é o mais importante ara a população”, afirma.No total, o governo do estado já liberou para Mojuí dos Campos, 2,3 milhões para as obras em ruas, educação e esporte. A expectativa é que daqui a quatro meses, Mojui já comece a operar com orçamento próprio.

Fonte: Notapajos

Nenhum comentário:

Postar um comentário