segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Guarda Civil agride skatistas [VIDEO]


Um vídeo postado na internet mostra uma confusão entre skatistas e guardas civis metropolitanos na Praça Roosevelt, na região central de São Paulo, ocorrida na sexta-feira (4). Nas imagens publicadas no Youtube, um guarda à paisana realiza um estrangulamento em um dos jovens que estão na praça e também usa spray de pimenta contra os outros skatistas, juntamente com outros guardas. A Secretaria de Segurança Urbana, responsável pela Guarda Civil Metropolitana, divulgou nota nesta segunda-feira (7) informando que afastou os profissionais envolvidos e que eles serão ouvidos pela Corregedoria Geral da Guarda Civil Metropolitana.

Serão adotadas as providências cabíveis, segundo a secretaria, sem especificar quais seriam. Dois guardas-civis foram afastados, entre eles o que aparece à paisana nas imagens. O vídeo foi feito pelo skatista Eduardo Régis, de 22 anos, que também frequenta o local. Ele explica que as abordagens dos guardas aos skatistas tem sido frequentes pelo fato de eles usarem os bancos para a prática do esporte. Foi o que aconteceu na sexta-feira, segundo Régis, quando duas GCMs pediram que jovens que andavam de skates parassem com a atividade sobre os bancos. Elas foram atrás dos skatistas e um outro jovem chegou para conversar, segundo Régis. Elas, então, teriam pedido reforço, e esse jovem que argumentou recebeu o estrangulamento do GCM que aparece no vídeo sem uniforme, à paisana. No vídeo, Eduardo aparece sofrendo insultos deste guarda à paisana.

A Praça Roosevelt passou por uma reforma de cerca de dois anos e foi reaberta em setembro do ano passado. O skatista Eduardo Régis afirma que os materiais usados são de má qualidade e os bancos quebram não necessariamente por causa da prática do skate, mas, sim, pelo uso dos demais frequentadores.

Regras
Uma comissão formada por integrantes skatistas e os dois grupos entregou um documento com uma série de reivindicações para a praça à Subprefeitura da Sé em novembro. Entre elas, estão a definição do horário para a prática de esportes e a construção de uma pista de skate. O presidente da Ação Local da Praça Roosevelt, Jader Nicolau Júnior, afirmou na ocasião que o uso do espaço pelos skatistas era a principal questão a ser discutida. Segundo o documento, os skatistas se comprometeriam a usar apenas o entorno da escadaria que liga a praça à Rua da Consolação entre as 8h e as 23h.

ASSISTA AO VIDEO GRAVADO POR UM DOS SKATISTAS AGREDIDOS:


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário