sábado, 12 de janeiro de 2013

Empresas de ônibus obrigam rodoviários a prejudicar passageiros

O presidente do Sindicato dos Rodoviários de Santarém, Osvaldo de Sousa Mota, esclareceu que está estudando junto com os demais associados de classe o aumento salarial para a categoria, junto aos empresários, seus patrões. “Nossa data base é maio, mas como o salário mínimo aumentou a partir de janeiro, estamos estudando uma melhor forma de negociação”, disse o líder rodoviário. A partir do mês de abril pode acontecer esta reunião onde será debatido o aumento de salário e todas as questões que envolvem este benefício. “O salário de motorista, que é o padrão, está muito defasado”, cita Osvaldo Mota, analisando que: “Todas às vezes que temos aumento de salário mínimo sempre é acima da inflação. Quando vamos pleitear esse aumento junto aos patrões, nada conseguimos. Neste caso, vamos negociar para que o aumento de salário seja um pouco acima do mínimo”, esclareceu.Com o aumento do salário dos Rodoviários, com certeza as passagens de ônibus tendem a aumentar. Quem vai pagar com isso é o povo; o trabalhador santareno vai pagar por transporte coletivo quase sucateado e na maioria das vezes com horário atrasado, prejudicando os passageiros que tem que cumprir horário junto às empresas onde trabalham, ou que chegam atrasado aos compromissos.Sobre este assunto, o presidente dos Rodoviários disse que: “As empresas que exploram transporte coletivo adotam uma estratégia, por conta da concorrência, que é adiantar ou atrasar o horário dos ônibus, então, o trabalhador (rodoviário) é obrigado a acatar esta estratégia por ser uma decisão da empresa. Outra coisa é a SMT (Secretaria Municipal de Transportes), que é responsável e tem que fiscalizar estes horários. Nossa esperança é de que a nova titular da SMT fiscalize, para que os horários dos ônibus sejam cumpridos”, declarou Osvaldo Mota. Às margens da Rodovia Fernando Guilhon, parece normal ver todos os dias dezenas de pessoas esperando até uma hora pelo transporte coletivo que não chega. Nesse caso, a estratégia deve ser atrasar os coletivos para que sempre trafeguem com lotação satisfatória para os bolsos dos empresários. Ouro fato são os ônibus sucateados, alguns em qualquer condição de trêfego que são colocados nas linhas urbanas e rurais. Não importa se o povo seja penalizado, o que importa para estes e outros empresários de transporte público em Santarém é o lucro.


Fonte: O Impacto

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