sábado, 8 de dezembro de 2012

'Abraço do Juá' fará protesto contra loteamento da Buriti Imovéis

Um grande 'Abraço ao Lago Juá', localizado a 10 quilômetros do centro de Santarém, no Pará, está sendo organizado por dezenas de pessoas pertencentes ou não a entidades populares como forma de protesto contra a devastação ambiental de cerca de 1.500 hectares da mata próxima a um dos recantos mais bonitos da cidade, que é o Lago Juá, de águas cristalinas e rico em peixes. 


O abraço está marcado para a próxima quinta-feira, dia 13, mesmo dia em que a Buriti Imóveis pretende iniciar a venda dos primeiros 4 mil lotes, de um total de 21 mil lotes em que a área foi dividida. A concentração poderá ser no trevo da estrada de Alter do Chão.



Um grupo de organizadores do abraço estará divulgando a manifestação pacífica por meio das redes sociais, para marcar horário e forma de chegar até as margens do Juá ou à sua proximidade. O protesto é motivado pela confusa autorização da Prefeitura de Santarém para a venda da área, que se acha envolta em possíveis irregularidades, entre elas, a inexistência de Estudo de Impacto Ambiental. O loteamento é considerado a maior agressão ambiental urbana da Amazônia. O desmatamento ameaça o Lago Juá, parte do Rio Tapajós, a Praia da Salvação e um pequena reserva ambiental na vizinhança.



Nenhum comentário:

Postar um comentário