terça-feira, 30 de outubro de 2012

Santarém está abandonada e tomada pelo lixo

Pelas nossas andanças pela cidade, foi fácil constatar que a Santarém ficou um pouco abandonada, principalmente com relação à coleta de lixo. O governo municipal decidiu paralisar todas as obras que começaram na cidade. Porém, um fato que está chamando mais atenção é a falta da coleta de lixo, o que está causando transtornos à população e fazendo com que nossas ruas se transformem em um verdadeiro lixão. Já está até falando que a Globo vai produzir uma minissérie aqui em Santarém, sobre o lixo, inclusive trazendo os personagens Mãe Lucinda, Nilo, Carminha, Nina, Max e outros para serem os protagonistas. O lixo virou cartão postal de nossa cidade.

Quem também está gostando da sujeira que impera em Santarém, são os ratos, baratas e urubus, que fazem a festa nas praças, residências e esquinas da cidade. O caso virou o problema de saúde pública.

A Clean, empresa responsável pela coleta de lixo, não executa o trabalho em sua plenitude. Outros serviços importantes para o dia-a-dia da cidade também foram paralisados.  

A situação já foi debatida na Câmara Municipal de Santarém, na semana passada. Os vereadores Erasmo Maia (DEM) e Valdir Matias Junior (PV) cobraram efetividade nas ações do governo municipal, que está em final de mandato. Segundo os parlamentares, é importante que o atual governo, que só termina no dia 31 de dezembro, continue com suas atividades normais.

O vereador Valdir Matias disse ter informação de que a Clean estaria desde o mês de julho sem receber o pagamento e, com isso, sem condições de dar manutenção nos carros coletores.

Erasmo e Valdir chamam a atenção da gestão municipal para o problema que eles consideram um serviço de fundamental importância e que não pode ser interrompido.
Matias Júnior informou esses problemas à equipe de transição do governo.

Os parlamentares dirigiram-se diretamente à Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), que, de acordo com eles, é a quem cabe a responsabilidade pela coleta do lixo em Santarém.

Já existe movimento de pessoas que articulam reagir contra a situação, e prometem jogar lixo em frente da prefeitura de Santarém.

Depois da denúncia, parece que alguma pessoa sensata na Prefeitura chamou os diretores da Clean para conversar e, no final de semana, a coleta de lixo em algumas ruas do centro da cidade voltou à normalidade, mas a periferia está completamente abandonada.


Fonte: O impacto

Nenhum comentário:

Postar um comentário