segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Ministério Público denuncia empresas de ônibus de Santarém

Não apenas os idosos, como também pessoas de várias faixas de idade, constantemente estão fazendo reclamações contra o péssimo tratamento que recebem nos ônibus em Santarém, tanto de motoristas quanto de cobradores. Essas denúncias motivaram o Ministério Público Estadual (MPE) a recomendar aos concessionários de transporte coletivo urbano e semi-urbano do Município que reservem 10% dos assentos para utilização de maiores de 60 anos, conforme prevê a legislação.

A recomendação foi assinada pela promotora de justiça, Dra. Larissa Brasil Brandão, titular da 11ª Promotoria de Justiça Cível de Santarém.

A recomendação pede que os assentos sejam devidamente identificados com placa de “reservado preferencialmente para idosos”, conforme prevê o Estatuto do Idoso. A Promotoria recomenda, ainda, que a Prefeitura Municipal, no prazo de trinta dias, fiscalize os veículos de transporte coletivo para verificar o cumprimento da legislação e envie cópia do relatório ao Ministério Público.

Ao emitir a recomendação, o MPE considerou denúncias feitas na Promotoria de que alguns veículos de transporte coletivo de Santarém não têm observado a reserva de 10% dos assentos para idosos, com a devida identificação.

A Promotoria ressalta que mesmo com a identificação, é necessária a conscientização dos usuários que não se enquadram no grupo, para que não utilizem os assentos em caso de presença de idosos no coletivo, dando preferência aos anciãos.


Fonte: O impacto

Nenhum comentário:

Postar um comentário