sábado, 8 de setembro de 2012

Unidade de Saúde da Floresta é inaugurada pela Prefeitura

A Prefeitura Municipal de Santarém, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) realizou na quinta-feira, 06 de setembro, a entrega da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do bairro Floresta.  A cerimônia de inauguração aconteceu às 17h e contou com a presença da prefeita Maria do Carmo e demais autoridades municipais.

Desde 2004, a UBSF da Floresta funcionava em imóvel alugado pela Prefeitura de Santarém na Rua Pau Brasil, S/Nº. A nova Unidade está localizada à Av. Uirapuru, no Bairro da Floresta, entre as Travessas Marupá e Couto Magalhães.  O prédio foi construído com recursos do Ministério da Saúde na ordem de R$ 400 mil e contrapartida do Município no valor de R$ 20 mil.

A nova UBS funcionará com três Equipes da Estratégia Saúde da Família que atenderá a população dos bairros da Floresta e São Francisco no horário de 7h às 18 horas, de segunda a sexta-feira. Serão 03 médicos, 03 enfermeiros, 03 técnicos de enfermagem, 03 odontólogos, 03 técnicos de saúde bucal, 13 Agentes Comunitários de Saúde, 02 auxiliares administrativos, 02 auxiliares de serviços gerais e 02 vigias.

A área de cobertura atual da Unidade da Floresta é de 1.509 famílias (6.381 habitantes).  A meta da gestão municipal é construir e equipar uma Unidade Básica de Saúde da Família com três equipes da Estratégia Saúde da Família para atender a população dos bairros da Floresta e São Francisco.

A UBSF Floresta está equipada com materiais novos e possui em sua estrutura: área para espera, recepção/arquivo, Farmácia, sala para procedimentos, sala para Observação e Repouso, sala para Imunização, sala para Triagem, sala para Educação em Saúde, três consultórios de Enfermagem, três consultórios Médicos, três consultórios Odontológicos, escovódromo; sala de Triagem Neonatal Teste do Pezinho, sala de Coleta de Exames Laboratoriais, sala de Esterilização, expurgo, depósito para lixo, banheiro público masculino e feminino, e para cadeirantes, copa, área externa com três lavatórios e abrigo para compressor.

O monitoramento, o controle e a avaliação das ações da UBSF da Floresta se darão durante o processo de realização dos serviços pelos técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) e do Conselho Municipal de Saúde (CMSS) e população da área de abrangência, através de relatórios descritivos e estatísticos observando os impactos sociais e de saúde.


Fonte: O impacto

Nenhum comentário:

Postar um comentário