quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Diretores do Hospital Regional visitam aldeias Zoé e Wai-Wai

Na última semana o Diretor Geral, Hebert Moreschi, e o Diretor Técnico, Dr. Érik Jennings, do Hospital Regional do Baixo AmazonasDr. Waldemar Penna, administrado pela Pró-Saúde, realizaram uma visita às Aldeias Zo’é, ao norte do Pará e Wai Wai, na fronteira com o Amazonas. O objetivo da visita foi o de avaliar e estabelecer uma parceria do HRBA para a assistência em saúde dessas aldeias, dentro do território indígena, sem que haja impacto e conflitos étnico-culturais nestas comunidades. E também garantir retaguarda para atendimentos de alta complexidade a estes povos quando da necessidade de deslocamento para os centros urbanos.

Em 30 de outubro de 2011, o contrato de cobertura de Saúde das 12 etnias indígenas atendidas pelo Distrito Sanitário Especial Indígena DSEI Guamá -Tocantins, em acordo entre Ministério da Saúde, através da Secretaria Especial de Saúde Indígena- SESAI e Secretarias Municipais de Saúde, foi extinto. Entre elas, inclui-se o povo indígena Zo’é, que nos últimos anos vinha sendo atendido por ações coordenadas e regulares da FUNASA, Secretaria de Saúde Municipal de Santarém e rede voluntária de colaboradores médicos aliados à FPEC – Frente de Proteção Etnoambiental Cuminapanema, da FUNAI.

Com base nesses dados, foi montado um Modelo de Assistência à Saúde dos povos Indígenas que consiste, primordialmente, no respeito à cultura do povo, assistência praticada na própria área indígena e trabalho voluntariado.

“A preservação cultural e a manutenção das relações sociais dos povos indígenas é o ponto inicial para a tomada de decisões na área de saúde. Cada ação, por mais simples que seja, tem como consequência uma experiência cultural diferente, trazendo consigo muitos benefícios físicos, porém, seguidos de malefícios de ordem física e principalmente cultural”, afirmou Dr. Erik Jennings, Diretor Técnico do Hospital Regional.

Para o Diretor Geral, Hebert Moreschi, esse é um trabalho de grande importância para a preservação desses povos. “Nosso objetivo é estabelecer uma parceria com os órgãos responsáveis pela Saúde Indígena. O Dr. Érik é um grande conhecedor dessa realidade e já desenvolve um belo trabalho nessa área. Os benefícios desse trabalho serão muitos. Uma equipe do HRBA irá até as aldeias para a realização de atendimentos, incluindo até procedimentos cirúrgicos de médio porte. Dessa forma, contribuiremos para a qualidade de vida dessas comunidades e, principalmente, respeitando e preservando as suas tradições e características culturais”, conclui Hebert.


Fonte: O impacto

Nenhum comentário:

Postar um comentário