sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Asfalto na praia de Alter do Chão vira manchete nacional






A rotina de uma praia eleita no passado a melhor do Brasil foi alterada por um acontecimento inusitado: a prefeitura iniciou o asfaltamento de uma rua que desembocaria no rio em Alter do Chão, encobrindo a areia. Após protestos de moradores, a obra foi suspensa.
A vila, no município de Santarém, é um dos principais pontos turísticos do Pará e foi eleita em 2009, pelo jornal britânico "The Guardian", a melhor do Brasil.
O balneário de praias de água doce é banhado pelo rio Tapajós, no oeste do Pará.

O asfaltamento teve início na praia do Jacundá anteontem de manhã e foi cancelado no mesmo dia pela administração municipal.



Uma camada inicial de asfalto foi aplicada, mas, de acordo com a prefeitura, não chegou até a areia, restringindo-se apenas à rua que dá acesso à praia.
A areia passou, no entanto, por terraplenagem, que prepara o terreno para a aplicação do asfalto. Em sinal de protesto, alguns dos 7.000 moradores fincaram cruzes no local.
O objetivo da prefeitura era fazer uma rampa para facilitar o embarque e desembarque de barcos e lanchas.
Após a repercussão negativa da obra, a prefeita Maria do Carmo (PT) decidiu suspendê-la. Ela diz que não tinha visto o projeto e não sabia que seria aplicado asfalto na praia.
"O problema foi que eu não discuti com a comunidade antes, portanto eu tenho que pedir desculpas mesmo. Graças a Deus que eles [os moradores] fizeram barulho, se não talvez eu tivesse cometido um dos maiores deslizes do meu governo", afirmou.
A prefeita diz que vai estudar agora uma nova forma de construir a rampa, sem aplicação de asfalto.




Um comentário:

  1. Isso é comum no PT. É como no mensalão, ninguem sabia de nada, agora é a vez da prefeita, tbm não sabia de nada do asfalto na praia! Eita governo que as coisas acontecem sem os governantes saberem!

    ResponderExcluir