terça-feira, 28 de agosto de 2012

Região pode ter a primeira Floresta Modelo do Pará

Iniciativa do Serviço Florestal Brasileiro conta com a participação de entidades governamentais, não-governamentais e sociedade civil de Santarém. Implantada floresta modelo será a primeira na região norte. Uma área onde o desenvolvimento sustentável é promovido através da participação social das organizações e instituições e é feito de maneira cooperada e coordenado com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos seus habitantes, assim é a gestão no interior de uma Floresta Modelo.

A viabilização deste tipo de associação voluntária que envolve diversos setores econômicos, políticos e sociais está sendo estudada pelo engenheiro florestal Kolbe Soares, estudante do CATIE (Centro Agronômico e Tropical de Pesquisa e Ensino) baseado na Costa Rica, América Central.
Neste primeiro momento o pesquisador está atuando na divulgação e nos conceitos desse modo de gestão objetivando a elaboração participativa de uma proposta de criação de uma ferramenta de gestão dessa natureza na região.

“Esse território ainda vai ser definido. Estamos identificando as instituições atuantes na região afim de formar um comitê provisório. É esse comitê que vai definir a área que será trabalhada. Estamos divulgando a ideia para então desenvolver a proposta que posteriormente será submetida a rede internacional de florestas modelo, a partir daí vamos saber se haverá a criação ou não da floresta modelo.”

Atualmente essa ferramenta de gestão florestal territorial participativa é desenvolvida em 14 países da América Latina, totalizando 26 florestas e representando mais de 30 milhões de hectares.

No Brasil a experiência foi implantada em 2005 no estado de Minas Gerais na Mata Atlântica e na Floresta de Pandeiros. Se a proposta de uma unidade que abranja o município de Santarém for aprovada será a primeira floresta modelo do Pará e a única na região Norte do país.

“As florestas modelo visam o desenvolvimento sustentável de um território. Tem como propósito também integrar os diversos interesses em torno dele, promover um espaço propício a um dialogo voltado à criação de ações sustentáveis. Para isso existem vários instrumentos de gestão. Numa visão mais ampla segue também os objetivos do milênio e acordos internacionais como a Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB).”Disse Soares.

No próximo dia 28 de agosto lideranças comunitárias e membros de entidades ligadas ao setor ambiental se reúnem para debater sobre; os atributos de uma floresta modelo, a proposta de criação, a dinâmica de participação dos atores locais e a definição dos próximos passos de execução. O encontro acontecerá às 15:00 horas na sede do Serviço Florestal Brasileiro, Avenida Rosa Vermelha, 739, Aeroporto Velho.



Fonte: Notapajos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário