sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Programação de aniversário do Hemopa se estenderá pelo mês de agosto

No dia dois de agosto de 1978 a população paraense ganhava o segundo hemocentro do Brasil. Hoje com 34 anos, a Fundação Hemopa é considerada um dos melhores e mais modernos hemocentros do Brasil pela excelência em gestão, modernidade, tecnologia, diversidade dos produtos e serviços e, sobretudo, pela dedicação e desempenho profissional do quadro de servidores da hemorrede estadual. A programação que comemora a data se estenderá por todo o mês de agosto.

Ao longo desses anos, muitos personagens escreveram a história do Hemopa, entre eles a funcionária pública Cíntia da Silva Costa, 38 anos. Sua primeira doação ocorreu há dois anos, para o pai, que veio a falecer pouco tempo depois. “Assim como ajudaram meu pai, eu continuei ajudando outras pessoas através das minhas doações de sangue”, afirmou, parabenizando o hemocentro pelos 34 anos.

Com vinte e duas doações de sangue feitas no Hemopa, o empilhador Antônio Chagas Corrêa, 55 anos, adotou essa prática voluntariamente. E na manhã desta quarta-feira ele repetiu o ato solidário em favor de um amigo que será submetido a um transplante de rim. “Sempre gostei de ajudar. Me sinto bem doando sangue”, ressaltou. Cíntia e Antônio fazem parte dos 92.582 doadores voluntários de sangue que efetivaram coleta ano passado, cuja oferta atendeu uma demanda de 139.013 solicitações transfusionais no Estado.

Segundo a diretora Técnica do Hemopa, a população é a principal beneficiada com a programação de aniversário do hemocentro, que entre outros avanços comemora a implantação de testes de ampliação e detecção de Ácidos Nucléicos (NAT), para HIV e para Hepatite C, nas amostras de sangue dos doadores, aumentando a segurança transfusional; a ampliação do Laboratório de Imunogenética, que dá apoio ao Programa de Transplantes do Estado com realização de exames pré-transplantes, inclusive de pacientes renais; e o lançamento da “Carta de Serviço”, que vai orientar e facilitar o acesso aos serviços e produtos oferecidos pelo hemocentro aos usuários.

Também ganhará destaque dentro da programação a palestra “Capacitação em Doença Falciforme e outras Hemoglobinopatias”, que acontecerá na sede do hemocentro coordenador em Belém, e que se estenderá para os municípios de Castanhal, Marabá, Santarém, Redenção, Abaetetuba, Tucuruí, Altamira e Capanema, até novembro deste ano.

Segundo hemocentro inaugurado no Brasil, o Hemopa foi instituído pelo decreto nº 10.741, no dia 02 de agosto de 1978, sob a denominação Fundação Centro Regional de Hemoterapia do Pará (FUNEPA). Atualmente é considerado um dos hemocentros mais modernos do Brasil pelo seu modelo de excelência de gestão, técnicas e tecnologias de ponta, investimento na capacitação profissional e diversidade de serviços, entre eles o cadastramento de doadores de medula óssea, e por possuir o único Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário da Região Norte. 


Fonte: Agência Pará 

Nenhum comentário:

Postar um comentário