quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Plano Estadual de Baixa Emissão de Carbono será elaborado em oficina

A discussão de um conjunto de ações voltadas à implantação do Plano Estadual de Agricultura de Baixo Carbono é o objetivo da oficina que será realizada pela Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri), de 8 a 10 de agosto, no auditório da Federação da Agricultura do Estado de Pará (Faepa), em Belém. O encontro reunirá representantes de 20 instituições ligadas aos setores agropecuário, de ensino, pesquisa e financiamento, com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O Programa Nacional de Agricultura de Baixo Carbono (ABC) incentiva a implantação de processos tecnológicos que neutralizem ou minimizem o impacto dos gases de efeito estufa no campo, com o fim de reduzir as emissões de carbono na atmosfera. Outras metas do programa são promover ações que permitam ao produtor a regularização ambiental de sua propriedade e estimular a redução do desmatamento de florestas, por meio do uso de sistemas produtivos ambientalmente sustentáveis. As metas e resultados estão previstos para até 2020.
Os princípios e fundamentos estabelecidos pela política governamental para o setor agropecuário no Pará têm como foco a mudança dos paradigmas de produção por modelos mais eficientes do uso dos recursos naturais e, portanto, se harmonizam com as metas do Programa ABC. A Sagri estimula as práticas agropecuárias de baixa emissão de carbono, a otimização das áreas já alteradas e a preservação da floresta nativa.  
A oficina que vai elaborar o Plano Estadual de Baixo Carbono terá como moderador o consultor contratado pelo Mapa, engenheiro agrônomo Celso Crocomo, PhD em Economia Agrícola. Um protocolo de intenção deverá ser encaminhado sobre a questão fundiária, principal obstáculo no acesso ao crédito pela maioria dos produtores que não têm a garantia da terra.
A oficina será aberta pelo secretário de Estado de Agricultura, Hildegardo Nunes, às 8 horas do dia 8 (quarta-feira), no auditório da Faepa.

Fonte: Agência Pará de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário