quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Municípios Verdes: Dom Eliseu será o próximo a sair da lista do desmatamento

Durante a 5ª reunião do Comitê Gestor do Programa Municípios Verdes, realizada no dia 27, o município de Dom Eliseu teve a sua meta de Cadastro Ambiental Rural (CAR) reconhecida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e pelo Comitê do programa. O secretário de Meio Ambiente do município, Edilberto Poggi, teve o reconhecimento oficial da meta alcançada pelo representante da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Vicente de Paula, e pelo secretário Extraordinário para a Coordenação do Programa Municípios Verdes, Justiniano Netto.
A meta proposta pelo PMV aos municípios participantes do Programa é de 80% de sua área cadastrada no CAR. Dom Eliseu superou a meta com 87%. “Nós não vamos parar nos 87%. Vamos continuar até chegar a 100%. Estamos muito felizes com esse resultado e vamos continuar trabalhando para manter as outras metas, como o controle do desmatamento”, afirma Edilberto.

Para o secretário Justiniano Netto, Dom Eliseu servirá de incentivo para os outros municípios. “Estamos felizes quanto a saída de mais um município da lista dos embargados. Enviaremos a solicitação ao MMA o mais breve possível e esperamos que isso sirva de incentivo ao demais participantes do programa. Agora, Dom Eliseu é o terceiro município a cumprir com as metas do PMV só no ano de 2012. Isso só nos motiva as nos dedicar ainda mais a este trabalho”, explica o secretário.
Com o reconhecimento do Comitê Gestor, Dom Eliseu se tornará o quarto município paraense a sair da lista dos embargados pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). Para que isso aconteça, o comitê enviará ao MMA uma solicitação do desembargo do município. Atualmente estão fora da lista Paragominas e Santana do Araguaia. O município de Ulianópolis já foi reconhecido pelo Comitê e já teve o seu pedido enviado ao MMA. Agora, o próximo da lista será Dom Eliseu.
Os municípios que se tornarem regulares dentro das metas exigidas pelo Programa Municípios Verdes e Ministério do Meio Ambiente receberão diversas vantagens do Estado e do Governo Federal. Além de saírem da lista de embargo, os produtores destas áreas terão facilidade de acesso ao crédito e mais possibilidades para escoar a produção.

Fonte:  Agência Pará de Notícias


Nenhum comentário:

Postar um comentário