A titular da Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher (Deam)  em Santarém, delegada Andreza Alves, participa de um encontro nacional,  em Brasília (Distrito Federal), representando a Polícia Civil do Pará. O  evento que iniciou na manhã desta terça-feira, com término programado  para quarta-feira, 08, é uma promoção das Secretarias Nacional de  Segurança Pública (Senasp) e de Políticas para Mulheres do Governo  Federal.
A meta é debater o atendimento prestado pelas DEAM’s em cada Estado  da Federação visando o oferecimento de um serviço cada vez mais adequado  às mulheres em situação de violência. A delegada Christiane Lobato,  diretora de Atendimento a Grupos Vulneráveis da Polícia Civil, também  participa do encontro. 
No Brasil, as Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher  surgiram há 27 anos como resultado de mobilizações dos movimentos de  mulheres e feministas para reconhecimento da violência contra a mulher  enquanto violação dos Direitos Humanos. A DEAM foi o primeiro serviço  criado pelos Estados voltado especificamente ao atendimento das demandas  de mulheres vítimas de violência.
Com o passar dos anos, aumenta a necessidade de adequar o atendimento  à realidade atual do país e às mudanças nas leis. Dentro da nova  estrutura da DAV, a Divisão Especializada em Atendimento à Mulher, de  Belém, será uma das unidades policiais vinculadas. As demais são o  Núcleo de Atendimento Psicossocial (Naps), a Divisão Especializada no  Combate aos Crimes Discriminatórios (DECD), a Divisão de Atendimento ao  Adolescente (Data) e a Divisão de Proteção à Criança e ao Adolescente  (DPCA) com seus respectivos órgãos.
O Encontro Nacional de Delegacias  Especializadas de Atendimento à Mulher acontece no Hotel Golden Tulip  Brasília Alvorada, na Capital Federal.
Fonte: O impacto 

Nenhum comentário:
Postar um comentário