Vacina 2ª Dose

Vacina 2ª Dose

domingo, 22 de julho de 2012

Vazante do Rio Tapajós será menor este ano, diz Capitania

A vazante do Rio Tapajós será menor este ano do que a registrada em 2010, quando a região Amazônica enfrentou uma grande seca. A informação foi apresentada pela Capitania Fluvial de Santarém.
Na quinta-feira (19), o nível do rio chegou a 6 metros e 80 centímetros, marca menor do que a registrada no mesmo período de 2010 quando estava a 6 metros e 8 centímetros segundo informou o encarregado da Divisão de Apoio da Marinha na cidade, tenente Alessandro Mattos. A expectativa é que as águas do Tapajós não baixem como em outubro de 2010.
“Fazendo uma correlação em outubro de 2012 estaremos numa média de 1 metro e 72 centímetros, ou seja, não vai registrar uma seca pior do que foi em outubro de 2010”, conta Mattos.
Apesar da previsão, é necessário que os comandantes tomem alguns cuidados, pois, nesse período é comum o aparecimento dos chamados ‘bancos de areia’ que podem tombar as embarcações. 
“As praias mudam rapidinho, há vezes que elas saem logo fora, tem vezes que não, então a gente não pode facilitar. Eu viajo mais de dia do que a noite, porque é perigoso bater em algum pau”, conta o marítimo Rosinaldo Silva que trabalha há mais de 40 anos com navegação.
Além dos cuidados para navegar a noite, o uso de equipamentos de segurança pode também contribuir para evitar situações como relata o tenente Alessandro. “Recomendamos atenção dos comandantes de embarcações e o uso de equipamentos como ecobatímetro, a sonda e prumo de mão que ajudam evitar que as embarcações encalhem nesse período de baixa”, conclui Mattos.
 Fonte: Notapajos

Nenhum comentário:

Postar um comentário