segunda-feira, 23 de julho de 2012

Cosanpa combate desperdício e leva atendimento especial aos balneários

Durante o mês de julho, a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) amplia a estrutura de atendimento nos principais balneários do Estado, levando informações à população sobre o uso adequado da água e verificando a ocorrência de pendências financeiras para negociação de débitos.
A Cosanpa trabalha com equipes extras em Bragança, Castanhal, Santarém, Salinas, Mosqueiro e Marudá. O atendimento acontece em horário comercial, de segunda a sábado, sem intervalo para almoço e nas próprias unidades da empresa. Em Mosqueiro e em Salinas, o atendimento se estende também aos domingos.
“Oferecemos atendimento para todos os serviços, que incluem desde emissão de segunda via de conta, religação, ligações novas, consertos operacionais, revisão de contas e até negociação de débito. Todo mês de julho realizamos essa ação, mas este ano tivemos a estrutura ampliada e contamos com um maior número de trabalhadores para atuar nesses municípios”, acrescentou Fernando Martins, diretor de Mercado.

Neste verão, a educação ambiental também será foco da atuação da empresa nos balneários. Equipes da Cosanpa distribuem sacolas para evitar que o lixo produzido pelos veranistas polua as praias, além de panfletos com dicas sobre o uso racional da água e a importância da instalação dos hidrômetros.
É interessante lembrar que o hidrômetro quantifica o valor da conta mensal e ajuda a controlar o consumo. Quando não há hidrômetro, pessoas que gastam muita água pagam, em média, o mesmo que pessoas que consomem pouco. É que o valor da conta passa a ser cobrado de acordo com o padrão da residência e pelo total dos pontos de utilização de água.
O equipamento também é forte aliado no combate ao desperdício. Em geral, quando a conta de água sobe além do normal, muito provavelmente a causa são os vazamentos. Uma família de cinco pessoas, por exemplo, deve consumir entre 20 e 25 mil litros de água por mês. Acima disso, é necessário ficar atento.
Fernando Martins lembra que cerca de 45% da água captada e tratada pela Companhia é desperdiçada. “Desperdiçar água é jogar dinheiro pelo ralo. Para alertar a população que está nos balneários paraenses, dobramos a equipe de trabalho para garantir reforço nas principais cidades visitadas durante o mês de julho”, acrescentou Martins.
Veja algumas dicas para economizar na conta de água:
• Banho rápido
Se você demora no banho, gasta de 95 a 180 litros de água limpa. Banhos rápidos (de no máximo 15 minutos) economizam água e energia. 
• Escovando os dentes
Se a torneira fica aberta enquanto você escova os dentes, você gasta até 25 litros de água. O melhor é primeiro escovar e depois abrir a torneira. 
• Descarga
Uma descarga chega a utilizar 20 litros de água em um único aperto! Aperte a descarga apenas o tempo necessário.
• Lavando roupa
Acumule roupa suja e lave a maior quantidade possível de uma só vez. Deixe a torneira fechada enquanto ensaboa e esfrega as roupas. Se lavar na máquina, use carga máxima e evite o excesso de sabão que aumenta o número de enxágues.
• Lavando louça
Ao lavar louças, não deixe a torneira aberta o tempo todo, assim você desperdiça até 105 litros. Primeiro passe a esponja e ensaboe e depois enxágue tudo de uma só vez.
• Lavando o carro
Lavar o carro com uma mangueira gasta até 560 litros de água em 30 minutos. Quando precisar lavar o carro, use um balde!
• Limpando a calçada
Ao lavar a calçada não utilize a mangueira como se fosse vassoura. Use uma vassoura de verdade e depois jogue um balde d’água. Assim você economiza até 250 litros de água. 
• Jardim
Regando plantas você gasta cerca de 186 litros de água limpa em 30 minutos. Para economizar, guarde a água da chuva e regue sempre de manhã cedo, evitando que a água evapore com o calor do dia. 
• Aquário
Quando for limpar o aquário, aproveite a água para regar as plantas. Esta água está enriquecida com nitrogênio e fósforo, o que faz muito bem para as plantas.
• Vazamentos
Cuidado com vazamentos. Uma torneira pingando desperdiça 46 litros de água por dia e, em um mês, 1.380 litros. Canos furados também representam grande prejuízo para seu bolso.
Caso você encontre alguma situação de desperdício, comunique a Cosanpa. Ligue gratuitamente para a Central de Atendimento ao Cliente, no telefone 0800 70 71 195. O serviço funciona todos os dias da semana, de 8h às 20h, inclusive sábados, domingos e feriados.

Fonte: Agência Pará de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário