sábado, 16 de junho de 2012

Vacinação contra poliomelite começa hoje

Há 23 anos o Pará não registra casos de poliomielite, doença mais conhecida como paralisia infantil. Para manter a região livre da doença, contudo, são necessárias imunizações periódicas e a mais nova delas começa hoje (16), em todo o território nacional.

A campanha de vacinação contra poliomielite vai até 6 de julho e tem como publico-alvo todas as crianças menores de cinco anos. No Pará, a meta é vacinar no mínimo 95% desse total, o que equivale a 773.517 crianças.

Hoje, 3.730 locais vão oferecer a vacina, numa ação denominada Dia D. Depois, a vacina ficará disponível nas unidades de saúde, que totalizam 2.378 pontos em todo o Pará. Para atender os municípios com dificuldade de acesso, serão utilizados barcos, voadeiras e até búfalos. 

Um milhão de doses estão disponíveis ao Estado. Segundo o secretário de Estado da Saúde, Hélio Franco, o vírus da poliomielite ainda circula em alguns países, na África e na Ásia principalmente, por isso a necessidade de as campanhas permanecerem.

O Brasil é o melhor do mundo em imunização, tanto no acesso quanto na produção, garantiu. A ideia é chegar ao nível de erradicação, quando o vírus for extinto”, explicou.

“Todos, independente de já terem tomado uma dose, estão convocados a reforçar a proteção”, ratifica a chefe de divisão de imunização da Sespa, Jaíra Ataíde. A única restrição é relativa às crianças com vírus HIV. Nesse caso, a aplicação da vacina será feita de forma diferenciada, de acordo com o acompanhamento médico.

O governo reforça a importância da conscientização para atrair a população. A secretaria espera uma grande participação, semelhante a 2011, quando os índices chegaram a 100% do esperado.


Fonte: O impacto

Nenhum comentário:

Postar um comentário