sábado, 30 de junho de 2012

Uepa forma primeira turma de Medicina no interior do Estado

A Universidade do Estado do Pará formou a primeira turma do curso de Medicina no município de Santarém. Implantado em 2006, o curso já habilitou outros 240 formandos, que a cada seis meses serão efetivados na residência médica, também na região, através da parceria entre a UEPA e o Hospital Regional de Santarém, referência em alta e média complexidade no oeste do Pará. O governador Simão Jatene, patrono do campus de Santarém e principal incentivador do projeto, proposto ainda durante o seu primeiro mandato, foi também o representante dos primeiros médicos formados no interior do Estado, em uma cerimônia solene.

Dos 16 formandos, nove são de municípios de regiões distantes, como Barcarena, Altamira e Castanhal. Aos 31 anos, Débora Santini realiza sonho de ser médica. A decisão de abraçar essa carreira aconteceu quando ainda cursava Matemática. Confiante no conhecimento que adquiriu na rede publica de ensino, ela resolveu prestar outro processo seletivo e passou. “Com a aprovação, Débora aceitou o desafio e se mudou de Castanhal para Santarém. “Foi uma mudança radical, mas que valeu a pena, pois o curso atendeu todas as minhas expectativas. Agora é seguir em frente, aplicando o que eu aprendi na assistência à população daqui e de outras regiões do Pará”, planeja a futura pediatra, especialidade que pretende se especializar.
Assim como Débora, Bruno Lima, 27 anos, também saiu de outro município para cursar Medicina. Distante da família, o jovem doutor também pretende atuar nos municípios da região. “A demanda na área da saúde é muito grande, principalmente nos municípios mais distantes, e a melhor resposta que podemos dar é prestar um atendimento de qualidade a todos que precisem”, afirma.
O curso de Medicina da Uepa em Santarém, além de preparar o graduando em todas as etapas da formação, oferece também a residência médica, que permite a aplicação do conhecimento obtido ao longo da vida acadêmica na rotina diária de um hospital. Em Santarém, a primeira turma teve a oportunidade de viver o dia a dia dos profissionais de saúde pública durante residência no Hospital Regional de Santarém, que recebe não só a demanda local como também dos demais municípios do Baixo Amazonas. “A carência de profissionais da saúde no interior é mais evidente. A UEPA conseguiu colocar em pratica este projeto de formação e residência na área de Medicina, interiorizando o conhecimento  nesta região, onde depois eles poderão atuar”, ressalta a reitora da UEPA Marília Xavier.
O desenvolvimento embasado pelo conhecimento acadêmico foi a proposta do Governo do Estado há seis anos. O governador Simão Jatene considera que o desafio de levar um curso de Medicina para o interior do estado foi superado. “As pessoas que acreditaram e se esforçaram para fazer parte desta realidade hoje compõem o primeiro grupo de médicos formados em Santarém. O resultado só foi possível porque é em Santarém que está o hospital de média e alta complexidade. Hoje, muitos profissionais saem daqui para atender, por exemplo, em Breves, na Ilha do Marajó. Agora, independente de seus locais de origem, quem vier formará aqui e aqui ficará”, destacou.
O governador Simão Jatene também anunciou que a partir do segundo semestre a UTI do Hospital Regional de Santarém passará por reformas, ampliando com o atendimento de medicina intensiva para a população do Baixo Amazonas. Outro investimento também confirmado por Jatene é a inauguração da Estação Cidadania, mais um espaço de atendimento gratuito à população. Ainda dentro dos investimentos previstos, Jatene confirmou a aprovação de recursos para a construção do Centro de Convenções de Santarém, da Escola Tecnológica e do ginásio com capacidade para mais de cinco mil pessoas. 

Fonte: Agência Pará de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário