terça-feira, 26 de junho de 2012

Polícia Civil e Bombeiros levam curso de primeiros-socorros a mototaxistas

Mil e quatrocentos mototaxistas de Belém receberão, na próxima segunda-feira, 1º de julho, os certificados de participação no treinamento em primeiros-socorros promovido em parceria pela Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar. A cerimônia de formatura acontecerá no auditório da concessionária "Mônaco”, na Rodovia Augusto Montenegro. Atualmente, três cursos de primeiros-socorros são realizados em Belém e nos distritos de Icoaraci e Mosqueiro, para capacitar a categoria a exercer a atividade profissional.

De acordo com a assessora de Relações Interinstitucionais da Polícia Civil, Waldenize Braga, o treinamento voltado especificamente a condutores de mototáxi atende a uma solicitação da Frente de União para Regulamentação da Profissão de Mototaxista, do Sindicato dos Mototaxistas de Belém, que abrange 12 associações da categoria na capital. Segundo Socorro Ferreira, presidente da entidade, o treinamento é uma condição exigida para o registro e habilitação de condutores de motos para exercer, de forma regular, a atividade de mototaxista.
No bairro do Tapanã, em Icoaraci, o treinamento começou no último dia 25. Pela manhã, 86 mototaxistas e 60 pessoas da comunidade participam das aulas na sede do clube Big Ben, na Rodovia do Tapanã. À tarde, o treinamento é realizado no auditório da Mônaco Veículos, com a participação de 416 mototaxistas da capital. As instruções são repassadas pelo sargento Edimilson Lima e pelo soldado Erick, do Corpo de Bombeiros Militar.
Nesta quinta-feira, pela manhã, será realizado treinamento prático sobre primeiros-socorros nos dois locais. Os alunos vão participar de uma simulação de salvamento e atendimento pré-hospitalar de vítimas de acidente de trânsito. O treinamento também é realizado na ilha de Mosqueiro para 40 mototaxistas, que assistem às aulas aos finais de semana, na sede da Associação da categoria, situada na praia do Carananduba.
Além do treinamento, Waldenize explica que, para exercer legalmente a profissão, o condutor deve apresentar certidão de antecedentes criminais, Carteira Nacional de Habilitação para a categoria A e comprovante de residência. Em agosto, estão previstos os cursos de primeiros-socorros para as comunidades do Outeiro e da Pratinha, em Belém.
A meta da parceria entre a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros Militar do Pará é proporcionar um treinamento de qualidade, com aulas teóricas e práticas, sobre uso de equipamentos de primeiros-socorros, resgate, atendimentos pré-hospitalares em casos de acidentes domésticos, convulsões e paradas cardíacas. Desde o início do ano, mais de 125 pessoas já foram beneficiadas com o treinamento na Região Metropolitana de Belém. “Muitas delas já conseguiram até entrar no mercado do trabalho graças à capacitação”, enfatizou a assessora.

Fonte: Agência  Pará Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário