quinta-feira, 14 de junho de 2012

Pará alcança a meta da campanha nacional de vacinação contra a gripe

O Pará alcançou a meta da campanha nacional de vacinação contra a gripe. Até o momento, o Estado vacinou 81% da população, o que equivale a 796.612 mil pessoas, entre crianças, idosos, trabalhadores da saúde, indígenas e gestantes. Os 33 municípios paraenses que ainda não conseguiram o número estipulado de imunizações continuam vacinando a população.

A coordenadora estadual de Imunização, Jaíra Ataíde, informou que começa sábado (16) e prossegue até 6 de julho a campanha nacional de vacinação contra a poliomielite, para menores de 5 anos de idade. Um milhão de doses da vacina contra a doença foi distribuído. O Estado precisa alcançar a cobertura vacinal de pelo menos 95% da população. O trabalho será feito em 3.730 postos em todo o Estado, com 22.380 trabalhadores da saúde.

Jaíra Ataide destacou a importância dos familiares levarem as crianças para a vacinação no dia D, pois o número de postos estará em proporção maior, funcionando inclusive em locais como escolas e igrejas. “Convidamos os responsáveis pelas crianças de cada um dos municípios a se dirigirem aos postos de vacinação, que neste sábado estarão em número maior. A partir da próxima semana a vacinação será apenas nos postos e salas da Estratégia Saúde da Família“, ressaltou.

A poliomielite é uma doença infecciosa provocada por três tipos de vírus. A maior parte das pessoas infectadas não apresenta paralisia, apenas sintomas leves, como infecção localizada na garganta ou intestino, que muitas vezes não são percebidos. O indivíduo pode infectar outras pessoas por meio de contato direto ou pela contaminação fecal da água ou alimentos. O vírus penetra no organismo geralmente pela boca, multiplicando-se inicialmente na garganta.

Os sintomas da paralisia são febre, mal estar, dores musculares, distúrbios gastrintestinais, rigidez de nuca e paralisia súbita, principalmente de membros inferiores. Até o momento não existe tratamento especifico ou medicamento eficaz contra o vírus da poliomielite, portanto, a única medida eficaz é a vacina.

O Brasil recebeu o certificado de erradicação da doença no ano de 1994, mas por  medida de segurança, o país continua fazendo o controle a doença por meio da vacinação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário