sábado, 9 de junho de 2012

Festival Junino do São José Liberto tem quadrilhas e decoração especial

A terceira edição do Festival Junino, promovido no Espaço São José Liberto, será aberta neste final de semana com a tradicional apresentação de quadrilhas de vários bairros de Belém e o toque especial da decoração criada pelo artista plástico e curador Emanuel Franco. Na programação junina, que acontecerá até 30 de junho, com entrada franca, sempre aos sábados e domingos, o Coliseu das Artes, arena cultural do São José Liberto, receberá quadrilhas infantis e adultas, a partir deste sábado (9).
A decoração elaborada para o evento foi inspirada no tradicional Boi de Máscaras, a festa da cultura popular do município de São Caetano de Odivelas, situado no nordeste do Estado, representada no Boi Faceiro e no Boi Tinga, principais ícones da cultura popular odivelense. Segundo Emanuel Franco, as fitas coloridas que remetem à festividade estarão presentes nos arcos em forma de proa, de onde descerão bandeiras, em mais uma referência ao local onde ocorre esta manifestação, na qual os brincantes descem pela orla da cidade vestidos com roupas e máscaras, que se destacam pela alegria da música e o colorido da indumentária.
Referência
Dez profissionais, entre costureiras e ferreiros, além de Emanoel Franco, são responsáveis pela confecção dos elementos da decoração. Segundo o autor, as cores também estarão identificadas na caracterização do boi de “quatro pés” (quando duas pessoas vão embaixo do boi), um diferencial desta manifestação folclórica. “É uma referência, uma alusão, a esse folclore típico da quadra junina”, enfatiza o artista, acrescentando que a festividade já passou a ser atemporal, já que o Boi de Máscaras é requisitado durante todo o ano para participar de programações diversas, caracterizando a identidade do carnaval de São Caetano de Odivelas.
“Esse trabalho é um desdobramento de uma pesquisa que estou desenvolvendo com o Boi de Máscaras, que atualmente é o conteúdo da minha atual produção de pintura”, informa Emanuel Franco, referindo-se a sua recente exposição “Os Olhos da Cor”, na Galeria Elf. Ele conta, ainda, que, por conta deste trabalho de pesquisa participará, neste sábado, da abertura oficial da quadra junina em São Caetano.
Com 32 anos de produção artística, Emanuel Franco é uma referência no Estado, tanto pelos trabalhos premiados quanto pela participação como curador em grandes exposições. Ele é o autor da concepção do painel de canoas instalado em uma das paredes da Casa do Artesão e da instalação que decora a passarela do Jardim da Liberdade, feita a partir de fotos de João Ramid. Em 2011, ele criou com mosquiteiros o ambiente de exposição da coleção da Pará Expojoia – Amazônia Design, a feira de joias promovida anualmente no São José Liberto. O Festival Junino do Espaço São José Liberto será aberto neste sábado (9), a partir das 17h30, com as apresentações de quadrilhas da Marambaia, Cremação e Telégrafo.
PROGRAMAÇÃO DO FINAL DE SEMANA – 09 E 10 DE JUNHO
Dia 09 (sábado)
17h30 – Quadrilha Infantil Gaviões - Marambaia
18h - Quadrilha Infantil Amor Caipira - Cremação
18h30 – Quadrilha Junina Explode Coração (adulto) - Telégrafo
Dia 10 (domingo)
17h30 – Quadrilha Infantil Crianças que Brilham – Terra Firme
18h – Quadrilha Roceira Mirim Juventude que Brilha - Cremação
18h30 – Quadrilha Explosiva Junina (adulto) – Val de Cans (adulta)
Serviço:
3º Festival Junino do Espaço São José Liberto, de 9 a 30 de junho, sempre nos fins de semana. Abertura neste sábado (9), a partir das 17h30, no Coliseu das Artes do São José Liberto (Praça Amazonas, s/n, bairro Jurunas). Contato: (91) 3344-3517 (Carmem Macedo). Entrada franca. Realização: Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama) e Governo do Pará/ Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom).

Agência Pará de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário