domingo, 3 de junho de 2012

Elementos que representam Santarém

A votação para a escolha dos elementos que representam Santarém encerrou nesta quinta-feira, 31, e ocorreu por todo o mês de maio. Foram 14 mil votos pela internet e postos de votação espalhados pela cidade. A escolha dos elementos que melhor representam Santarém levou em consideração os cinco sentidos do corpo humano.
A praia de Alter-do-Chão ganhou, no elemento visão, como a imagem que mais lembra Santarém, com 46% dos votos contra 43% do encontro das águas.
O Carimbó praiano recebeu 85% dos votos, como o ritmo que mais lembra a cidade, no quesito audição. No elemento oufato, o cupuaçu venceu, com 62% dos votos, deixando em segundo lugar o patchouli. O símbolo de Santarém é o muiraquitã, como elemento do tato. No elemento paladar, a farinha de tapioca foi escolhida pela população, com 53% dos votos, como o alimento característico da cidade. Agora, esses elementos serão usados para divulgar Santarém.

Nosso material impresso turístico, a partir de agora, terá todos esses símbolos. Nas camisas que vamos levar na feira estará escrito ’Esses são o sabor, o cheiro, o símbolo de Santarém’”, afirma o coordenador de Projetos da Secretaria Municipal de Turismo, Áureo Roffé.
Ele comentou sobre a escolha dos elementos que irão representar a cidade. “Alter-do-Chão é o produto carro chefe da atividade turística em Santarém. Já o Carimbó é uma característica nossa, uma dança que emerge das águas, um Carimbó mais solto, com rebolado, uma característica de cidades que se localizam em volta de praias e, por isso, temos que conceituá-lo como Carimbó Praiano. A partir de agora, nós temos que trabalhar a farinha de tapioca, torná-la comercial e fomentar o mercado gastronômico para a criação de novas receitas, uma vez que a população está pedindo que esse produto seja comercializado”, conclui Roffé.

Fonte: Notapajos/Com informações de Tatiane Lobato

Nenhum comentário:

Postar um comentário