quinta-feira, 21 de junho de 2012

Ato Público protesta contra a construção de hidrelétricas

Os movimentos sociais de Santarém, padres franciscanos e universitários realizaram, nesta quarta-feira, 20, na Praça Barão de Santarém, um ato público contra a construção de usinas hidrelétricas no Rio Tapajós.

O tema do ato foi “Nosso Rio é Aqui para mostrar que estão conectados e interligados com os debates que acontecem na Rio+20 e na Cúpula dos Povos. Os manifestantes fizeram apresentações culturais e rituais indígenas.

“O tema do nosso ato significa que não é necessário irmos até o Rio de Janeiro para protestar contra os projetos que virão a prejudicar as populações tradicionais da região. Nosso rio é aqui, então temos que lutar aqui”, explicou o coordenador do Movimento Indígena do Tapajós, João Tapajós.

O ato também foi um protesto contra o modelo de economia verde ditado para a Amazônia, com a previsão de construção de cinco usinas hidrelétricas no complexo São Luis/Tapajós.
Para encerrar a manifestação, os participantes fizeram a dança da cobra grande e em seguida, um abraço simbólico ao Rio Tapajós.


Fonte: Notapajos

Nenhum comentário:

Postar um comentário