terça-feira, 1 de maio de 2012

Santarém integra Rede Brasileira de Orçamento Participativo

Considerado como um importante mecanismo governamental de democracia participativa que permite aos cidadãos influenciar ou decidir sobre os orçamentos públicos – geralmente, investimentos de prefeituras municipais, através de processos da participação da comunidade – O Orçamento Participativo (OP) continua sendo implantado em várias cidades brasileiras.
Em Santarém, esse instrumento de governo que estimula a participação popular na definição de políticas públicas se consolida e ganha reconhecimento em outros estados. Nesse sentido, na semana passada (27/04), a Coordenadora do OP do Governo Cidade da Gente, Wandicleia Lopes, participou em Guarulhos (SP), de uma reunião sobre as experiências vivenciadas com o Orçamento Participativo
“Interagimos com Guarulhos, onde a gestão democrática e participativa existe há 12 anos. Foi muito importante ouvirmos e falarmos sobre nossa realidade. Serviu para aprimorarmos ainda mais o OP em Santarém. Também nessa reunião tivemos a oportunidade de iniciar o processo para registrar nossa experiência na Rede Brasileira do Orçamento Participativo, a REBOP, que possibilitará que outros municípios que compõem a referida Rede conheçam o trabalho realizado pela nossa Prefeitura”, explicou.
Durante a reunião, Kátia Cacilda Pereira Lima, Coordenadora do OP de Guarulhos, informou que no período de 8 a 10 de maio será realizado em Várzea Paulista o 6º Encontro da Rede Brasileira do Orçamento Participativo – REBOP. A expectativa é que participem do evento aproximadamente 25 municípios membros da REBOP.
“Atualmente existem cerca de 300 municípios no Brasil que utilizam esse instrumento de gestão participativa e democrática, porém nem todos aderiram a essa Rede Brasileira, que proporciona que os governos que já implementaram o Orçamento Participativo divulguem e troquem experiências”, enfatizou.
A REBOP também realizará, ainda este ano, o Encontro Internacional das Experiências de OP do Mundo, pois além do Brasil, vários países implantaram esse modelo em sua gestão.

Fonte: RG 15\O Impacto e Nelma Bentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário