segunda-feira, 14 de maio de 2012

Quadrilha do Cartão de Crédito presa em Itaituba

Pela primeira vez no Estado as polícias Civil e Militar conseguem desbaratar uma quadrilha especializada em clonagem de cartões, com a prisão do “Chefão” que é procurado em vários estados brasileiros.

Após receber diversas denúncias do Banco Bradesco, sobre “sumiço de dinheiro” da conta de alguns correntistas, entre eles a vítima mais recente, o empresário do agronegócio Ireno Brito, que havia perdido trinta mil reais em um saque feito pela quadrilha em Itaituba.

O serviço de inteligência do CPRX de Itaituba, que tem no comando o Ten. Coronel Josafá, após vários dias de monitoramento conseguiu efetuar a prisão de dois dos cinco elementos que formam a quadrilha.

Foram presos os elementos Nilson Jacome Costa, de 58 anos e João Lima Furtado, de 61 anos, natural de Bacabal (MA). Com os estelionatários o Serviço de Inteligência do CPRM X encontrou a quantia de um mil e trezentos e cinquenta e quatro reais, talões de cheques, e vários cartões de crédito.

Os estelionatários foram presos por volta das 21:46 horas de sábado, dia 12, no Hotel Santa Rita e Riozinho Hotel. De acordo com o Ten. Cel Josafá, os bandidos que aplicam esse tipo de golpe são ardilosos e usam vários estratagemas para despistar a ação da Polícia, entre elas ficarem hospedados em hotéis diferentes.

Nilson Jacome já foi identificado como sendo o chefe da quadrilha, o mentor intelectual, ou seja,  a pessoa que articula o roubo. Já o outro seu comparsa João Lima Furtado era incumbido de efetuar os saques, ganhando quarenta por cento de cada saque bem sucedido.

O delegado Antônio Carlos por ocasião da apresentação dos dois acusados pesquisou a ficha criminal e constatou que a quadrilha aplicou golpes em São Paulo e Roraima com saques em média entre cem a cento e cinqüenta mil reais. O flagrante já foi lavrado contra os estelionatários.

De acordo com o comandante do CPRX Ten. Cel. Josafá, no ano passado essa mesma quadrilha já estava atuando em Itaituba e região, sem que a Polícia conseguisse prendê-lo, tendo sido iniciado pelo Serviço de inteligência investigação com monitoramento. Como se trata de um trabalho de ação intelectual, a quadrilha preparava  suas ações com muitas informações, sendo que o responsável pela instalação do “Chupa Cabras” era Nilson, onde o processo criminoso consiste na instalação de uma microcâmara que é instalada nos caixas eletrônicos permitindo a leitura de todos os dados dos cartões e senhas dos clientes.

A Polícia Civil também está investigando uma suposta  participação de um motorista de taxi conhecido por Caçula, que esteve todo esse tempo conduzindo os estelionatários em  Itaituba. Ao serem levados à sala do delegado Antônio Carlos, para serem ouvidos em depoimento na manhã deste domingo, dia 13, os acusados não quiseram falar com a imprensa e esconderam os rostos com suas camisas.

Mas o estelionatário considerado chefe da quadrilha, Nilson, admite que apenas o Notebook apreendido lhe pertence, negando que o “Chupa Cabra”, dinheiro e cartões estivessem em seu poder. Tanto o Delegado quanto o comandante do CPRX confirmam que a quadrilha é de alta periculosidade, com ramificações em São Paulo, Roraima, Pará e outros estados.
 
 
Fonte: O impacto

Nenhum comentário:

Postar um comentário