quarta-feira, 9 de maio de 2012

Polícia divulga balanço de mega operação no Pará

Intensificada desde a quinta-feira (3) passada, a operação "Segurança Sem Limites", uma das maiores já realizadas no Pará, já desarticulou esquemas de tráfico de entopercentes em vários municípios, além de tráfico de animais silvestres, venda de veículos roubados e porte ilegal de armas de fogo. A operação, coordenada pelos órgãos de Segurança Pública do Estado em parceira com órgãos municipais e federais, tem o objetivo de reduzir os índices de violência no Estado.

O secretário adjunto de Inteligência e Análise criminal da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Antônio Farias, explica que a operação mapeou e interviu diretamente nas áreas de maior ação de criminosos, identificadas pelo trabalho de investigação das polícias. 

“A operação revelou como ocorre a ação dos criminosos no Estado. Enquanto que em algumas regiões o principal crime é o tráfico de drogas, em outros são os crimes ambientais. A operação reuniu todos os órgãos de segurança e fiscalização do Estado, além de órgãos municipais e federais, ampliando a capacidade de atuação e a presença do Poder Público em todo território para coibir esses crimes”, afirma Antônio.

Só no final de semana foram apreendidos 31 quilos de entorpecentes, sendo 23 quilos de pasta base de cocaína, em Óbidos que, segundo o secretário, valem cerca de R$ 1 milhão no mercado ilegal  e 8 quilos de merla, outro derivado da cocaína, em Marabá. Além de drogas, foram recolhidas armas brancas (5) e de fogo (8), munições (5), veículos irregulares (5), embarcações (2), uma motoserra e 60 quilos de carne de capirava. Ao todo, a operação realizou 30 apreensões nos 17 pontos de fiscalização, nas áreas de fronteira do Estado.

Segundo Antônio Farias, o principal resultado da operação “Segurança Sem Limites”, até agora, foi a integração dos órgãos para atender todas as regiões, ao mesmo tempo. “Temos três objetivos principais: O primeiro, de caráter operacional, visa integrar os órgãos para agir nas áreas críticas do Estado; o segundo, tático, visa reduzir os índices da criminalidade no Pará, combatendo uma infinidade de delitos; e o terceiro, estratégico, busca por meio ações estratégicas de prevenção e repressão ao crime, aumentar a sensação de segurança da população paraense”, destaca Farias, que informa que a operação continua até o fim do mês nas áreas de rio das fronteiras paraenses. 


Fonte: Dol

Nenhum comentário:

Postar um comentário