terça-feira, 1 de maio de 2012

Obama faz viagem surpresa ao Afeganistão

Obama desembarca do Air Force One na base aérea de Bagram, no Afeganistão (Foto: Charles Dharapak/AP)O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chegou ao Afeganistão em uma visita não anunciada nesta terça-feira (1º) para assinar um acordo estabelecendo as futuras relações dos EUA com o país.
A viagem a Cabul, a princípio mantida em segredo por medida de segurança, ocorre no primeiro aniversário da morte do fundador da al-Qaeda, Osama bin Laden. Ele foi morto em 1º de maio de 2011 em Abbottabad, no vizinho Paquistão.
A presença de Bin Laden no Afeganistão justificou a invasão americana em outubro de 2001, um mês depois dos atentados de 11 de setembro.
Obama deve fazer um discurso televisionado para os Estados Unidos ainda nesta terça-feira às 20h30 (no horário de Brasília), segundo fontes oficiais.
O presidente americano afirmou que o Afeganistão tem dias difíceis pela frente, mas que o povo afegão vai passar a controlar seu próprio futuro. "Os saldos da guerra foram grandes para ambas as nossas nações", disse, acrescentando que espera um futuro de paz.
Obama e o presidente afegão, Hamid Karzai, apertaram as mãos após a assinatura do acordo no palácio presidencial, em Cabul.
O acordo de parceria estratégica entre EUA e Afeganistão estabelecerá condições para que os Estados Unidos se mantenham presentes no país mesmo após 2014, que é o prazo estabelecido para a retirada da maior parte das tropas de combate da Otan.
Fontes oficiais informaram que os Estados Unidos vão designar o Afeganistão como país aliado fora da Otan, a primeira decisão do tipo desde que Obama chegou ao governo. As mesmas fontes afirmaram à Reuters que o presidente não vai tomar decisões específicas sobre a retirada de forças americanas do Afeganistão até pelo menos setembro de 2012.
Obama e Karzai trocam os documentos assinados em Cabul (Foto: Charles Dharapak/AP) 
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário