quarta-feira, 2 de maio de 2012

Novo Código Florestal e monitoramente de rios em discussão

Ciência, meio ambiente e educação podem andar juntas. Pensando nisso, a Mineração Rio do Norte (MRN), que é parceira de universidades na realização de pesquisas e projetos na área ambiental, promoverá dois eventos para discutir aspectos da conservação ambiental na região. O objetivo é promover a discussão de temas ambientais atuais entre os estudantes do ensino médio, com apoio de especialistas da área.
Os eventos serão realizados nos dias 02 e 08 de maio, no Cine Teatro de Porto Trombetas. As palestras serão conduzidas por professores das universidades federais do Rio de Janeiro (UFRJ) e de Goiás (UFG), sempre a partir das 16h.

O tema Limnologia e Ictiofauna na Cadeia Trófica abrirá a rodada de discussões com os estudantes da Fundação Vale do Trombetas no dia 02. O assunto tem relação direta com o conteúdo programático da escola e o trabalho desenvolvido pela MRN de monitoramento de águas nos rios e igarapés da Floresta Nacional Saracá-Taquera, reserva biológica onde a empresa desenvolve suas atividades. A presença e diversidade das espécies de animais microscópicos e de algas nos rios e igarapés, entre outras espécies, indicam se o rio está ou não saudável. O debate será conduzido pelo professor Marcos Paulo Barros, da UFRJ, que se dedica ao estudo da biologia aquática, do ciclo do carbono e outros temas.
No dia 08, a discussão será sobre a conservação da biodiversidade e as implicações do novo Código Florestal. A palestra será proferida pelo professor doutor Fabiano Melo. O professor desenvolve pesquisas sobre impactos ambientais, divulgação da biodiversidade, entre outros.
Pesquisa – A interação entre a empresa e ciência tem sido uma constante na Mineração Rio do Norte. A mineradora tem parcerias com instituições de pesquisa paraenses e de outras regiões brasileiras. O objetivo é buscar tecnologia e o que há de mais novo em pesquisas ambientais para o desenvolvimento de sua gestão sustentável. Como parte dessas ações, a MRN foi uma das empresas apoiadoras da reunião regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada no município de Oriximiná, no último final de semana. O evento, que teve como tema “Educação e Ciência na Amazônia”, reuniu cientistas, técnicos e estudantes para discutir e elaborar estratégias para alavancar o desenvolvimento científico e tecnológico do oeste paraense.

Fonte: Ascom/MRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário