quarta-feira, 2 de maio de 2012

Casos de dengue diminuem em Santarém

A Divisão de Vigilância em Saúde registrou uma redução no número de casos de dengue em de Santarém no período de janeiro a março deste ano. Foram constatados 270 casos, 30 a menos que em 2011.
Apesar dos dados indicarem um considerável controle da doença no município, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) orienta que a população adote a prevenção. De acordo com órgão o mosquito da dengue se prolifera em cerca de 80% dos reservatórios das residências.
O coordenador das equipes de endemias, Felipe Belém disse que a situação ocorre devido a falta de limpeza nos tanques.

“Os tanques das casas são os que dão mais problemas, pois a população não limpa, nem troca a água do reservatório de cinco em cinco dias para evitar que o ovo fique colado na parede do depósito”, conta.  
O lixo jogado na rua e os terrenos baldios também são apontados como um dos principais fatores para proliferação do Aedes aegypti. Com a possibilidade de eclosão dos ovos do mosquito o CCZ deve continuar com o trabalho de fiscalização nas casas utilizando o ovitrampas, coletador de mosquitos, indicado como um dos responsáveis pela redução da doença na cidade.
 
Fonte: Notapajos
 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário