Vacina 2ª Dose

Vacina 2ª Dose

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Unidade de saúde vai atender mais de 3.500 famílias

Com a presença de várias autoridades municipais e lideranças comunitárias, a Unidade de Saúde que beneficiará diretamente os moradores dos bairros Santíssimo e Prainha, foi entregue pelo Governo Cidade da Gente na noite de segunda-feira (02/04).

A solenidade de inauguração iniciou com uma benção ministrada pelo Pároco da Igreja do Santíssimo, Frei Gregório, que destacou a importância do grande investimento da Prefeitura no ano em que a Igreja busca refletir, através da Campanha da Fraternidade, o acesso da população aos serviços de saúde.

O Secretário de Saúde de Santarém, Emmanuel Silva, também fez menção ao tema da Campanha da Fraternidade e agradeceu o apoio dos representantes das entidades comunitárias e religiosas, que acompanharam o processo de implantação da Unidade, que superou as etapas burocráticas exigidas pelo Ministério da Saúde. “A casa contém todos os recursos e vamos lutar para que a Unidade seja contemplada com mais equipes de Saúde da Família. Por enquanto, funcionará como Unidade Básica, mas a SEMSA não para por aqui”, afirmou.

O Secretário enfatizou ainda o atendimento humanizado que os profissionais dos setores do Centro destinam aos usuários e lembrou que o espaço irá servir para outras atividades que moradores dos bairros Santíssimo e Prainha realizam, a exemplo de encontros de primeira eucaristia e crisma, aos sábados, e encontro de CEBs (Comunidade Eclesial de Base).

A Prefeita Maria do Carmo elogiou a organização dos comunitários para concretizar a implantação do Centro de Saúde e também falou do acolhimento humanizado que a Unidade já está destinando. Para a Prefeita, essa é uma das ações que serve de referência se comparada a serviços públicos realizados em outras regiões. “Na saúde, o pior problema é o mau acolhimento e queremos que a administração da Unidade coloque à disposição dos usuários o que tem de melhor, neste sentido”, enfatizou.

Para a moradora do bairro Santíssimo, Natali Saraiva Campos, ter serviços na área de saúde perto de casa é um sonho de muitos anos. “Antes, tínhamos que ir ao posto do bairro de Santana e eram muitas as dificuldades envolvendo distância e outros fatores. Agora, o sonho é real”.

A Unidade Prainha/Santíssimo funciona à rua do Norte, 41, no bairro do Santíssimo (antiga Casa dos Irmãos de Santa Cruz). Conta com atendimento de um médico, de enfermeiros e de técnicos de enfermagem. O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, de 7h às 17 horas, devendo beneficiar 11.566 pessoas e 3.541 famílias, com consulta de enfermagem, consulta médica, verificação de pressão arterial, programas de pré-natal, acompanhamento de Hanseníase, prevenção do Câncer Cérvico Uterino (PCCU), imunização, retirada de pontos, inalação, curativo e peso.

Prestigiaram a inauguração, os vereadores Carlos Jaime e José Maria Tapajós (presidente da Câmara Municipal); os secretários de Infraestrutura e de Assistência Social, Inácio Correa e Ana Elvira, respectivamente; além da presidente da Associação de Moradores do Santíssimo, Cleide Batista; do representante das lideranças comunitárias da Prainha, Jucenil Monteiro; da presidente do Conselho Municipal de Saúde, Eva e moradores dos bairros beneficiados.

Ainda este semestre, o Governo Cidade da Gente entregará à população santarena mais quatro Unidades de Saúde que irão beneficiar moradores dos bairros Nova República, Conquista, Floresta e a comunidade Quilombola do Tiningú.


Fonte: O impacto

Nenhum comentário:

Postar um comentário